quarta-feira, 6 de julho de 2011

Drogas - um depoimento anônimo de quem veio do inferno!



Para uns, vagabundo, safado. Para outros, portador de uma doença incurável, progressiva e fatal. Esta é a descrição de alguém que sofre de uma doença chamada adicção, que não afeta apenas a si mesmo, como a família, e a sociedade como um todo.

Adicção é doença da alma; o adicto já nasce com a predisposição do uso de drogas, ou qualquer outra substancia que altere o seu comportamento, mais cedo, ou mais tarde, ele vai usar... Desde criança, já apresenta comportamento estranho, com tendência a viver no isolamento e ser adepto da mentira. Quando conhece a droga, acredita que a porta do céu lhe foi aberta, enfim, encontra algo que lhe complete. Adicto é simplesmente aquele que torna escravo de algo que conduz a uma fuga, a droga é um caminho; o seu algoz, que em busca de uma aventura entre grupos para ser sentir parte de algum lugar, ou uma escapulida dos problemas e traumas, acaba por não conseguir sair de suas garras. Matando, roubando, vivendo para usa, ou usando para viver, está o adicto, que tem por único Deus, a droga e seu efeito.



Conseguir meios e maneiras para usar mais se tornam um hábito, nem mesmo a sua mãe, em lágrimas, ou seu filho, pedindo que não o faça, ele não consegue parar... Pois, uma é pouca, dez não bastam para quem quer morrer sem identificar o motivo, apenas quer morrer, desejando ser qualquer um, menos a ele mesmo.
Com o tempo usar torna-se o inferno que ele precisa viver, pois se tornou seu modo de vida; usa quando se sente feliz; usa para esquecer a vida e seus transtornos, usa quando perde, usa quando ganha. Tudo é motivo para usar, entre manipulações, justificativas e desmoralização, abandono, degradação, humilhação e dor.

Usar drogas leva o ser humano a um nível animal; com dificuldades para amar; com medo de sentir... O adicto se esconde do mundo e da intimidade através do uso compulsivo e obsessivo das drogas; tudo que pensa é usar; tudo que faz é para usar; adicto é aquele homem, ou mulher, que usa mesmo quando não quer; aquele que todos os dias promete ser aquela, a última vez, e em muitas vezes vai buscar sua droga de escolha em lágrimas, sem conseguir reagir, se perde em caminhos que muitas vezes não possuem volta. Encontram-se solitários; os amigos se foram; a família não acredita mais; sua doença acaba por contagiar todos a sua volta. Perdeu tudo! Tudo! Ninguém quer ficar perto de alguém que troca tudo por droga; desde televisão, comida, filhos, mulheres... Tornou-se mais fácil lidar com os animais do que com adicto na ativa...


Alguns se matam, outros enlouquecem, e muitos estão na prisão. Os defeitos de caráter não os permitem se perceber, e admitir que não há como controlar; que sozinho não conseguirá parar de usar, e que esta doença só terá cura, quando ele se tornar perfeito, ou se morrer... Pois as drogas não tornam um adicto, um doente, e sim, o seu comportamento e tendências a autodestruição. Muitas pessoas são usuários esporádicos, consomem drogas e voltam para as suas casas. No dia seguinte vão para o trabalho, se casam, constitui uma família e param de usar quando queiram. O adicto não consegue parar de usar, uma vez que inicia o processo compulsivo e obsessivo pelo o uso; não consegue usar drogas em ter sucesso em nenhuma área de sua vida.


A adicção é uma doença comportamental, ou você muda, ou você morre... Aquele que iniciou o uso e ainda se encontra no “namoro” com as drogas, acredita-se diferente daquele dependente que dorme nas calçadas, ou se prostituem para usar drogas... Ledo engano! Esses também quando iniciaram seu uso acreditavam parar de usar quando quisessem, e que jamais roubariam, dormiriam nas calçadas, ou se prostituiriam, no entanto, a doença da adicção é um poder bem mais forte do que seu poder de auto-engano.

Somente um adicto pode ajudar e compreender outro adicto, por este motivo, muitas pessoas se reúnem em uma sala, partilham e buscam uma nova maneira de viver. O milagre acontece; tudo que era antes perdido torna-se possível reconquistar, através de uma frase dita em Narcóticos Anônimos – continua voltando que mais será revelado! Outra – “não use, haja o que houver...” “É só por hoje!”


Se acreditar que nunca mais irá voltar a usar, o medo do futuro que é tão habitualmente sentido pelo adicto, o faz desistir, pois em toda a sua vida nas drogas não se imaginou ficar sem o uso ao menos um dia, e em N.A., um dia de cada vez se torna mais fácil. O milagre está na confiança que se adquire na empatia, em ver tantas pessoas juntas, se recuperando e dando certo; de repente, descobrindo princípios espirituais e pondo-os em prática, como honestidade, boa-vontade e mente aberta, só por hoje, quem seguir este caminho, não precisa mais voltar ao uso de drogas. De repente também, ouve-se falar de um Poder Superior que existe dentro destas salas, e que Ele se revela dentro da compreensão de cada membro, do modo como este O acredita, e que este Poder lhe é capaz de devolver a sanidade... Aprendendo a confiar, se entrega aos cuidados deste Poder sem se preocupar com os resultados, apenas confiando que Ele fará alguma coisa pelo adicto, se este adicto acreditar que é possível viver apenas um dia sem drogas, só por hoje...


Se você conhece, ou se você é um adicto, lembre-se apenas de tentar. O milagre que está acontecendo na vida de milhares de pessoas que perderam o desejo de usar, e hoje vivem em uma nova maneira de viver, não é conto da carochinha, Narcóticos Anônimos funciona para quem cansou de viver a margem da sociedade, e num fio apenas de esperança, resolve voltar as suas reuniões, seguindo as sugestões e evitando a primeira droga.

Aqueles que não acreditam no que o poder das drogas é capaz de fazer, continuam usando, que mais cedo ou mais tarde, vão saber...





Texto e criação de Adriana Vargas de Aguiar, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

12 comentários:

Eu disse...

Olá Adriana!
Obrigada por sua visita e palavras deixadas em meu blog!
Ao chegar aqui e ler essa postagem, senti que algumas lembranças de um tempo difícil afloraram na mente. Sei bem como é conviver com pessoas que estão doentes por esse vício. Destrói a todos juntos. ´pE preciso muito amor e muita força de vontade para sair dessa!
Voltarei mais vezes por aqui!
Um beijo carinhoso

leonel disse...

Para seguir por lá, é só ir até o final da página, no rodapé.

Lau Milesi disse...

Olá Adriana, bom dia!!! Excelente e providencial postagem .Drogas, as malvadas e cruéis drogas. Antes as daninhas eram reservada aos movimentos rebeldes, mas hoje têm ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais e internacionais.
Parabéns pela postagem.

Muito obrigada por sua gentil visita.Seja bem-vinda!!Ficarei super contente de ser a ganhadora do seu livro. :)Que egoismo, né? :)

Um grande abraço

Unknown disse...

Fui a uma palestra do Zuenir Ventura e ele disse uma coisa muito importante, a meu ver: o século 21 carrega consigo duas heranças malditas do século 20: HIV e as drogas.

Fiquei pensando nisso um temmpão. Depois eu comecei a perceber que as pessoas mais velhas não usaram drogas realmente, isso veio com a contracultura dos anos 60/70/80/90.

E agora vem a pior parte, a mídia usou e abusou dessas imagens para vender e vender e vender.

Ela vende a droga e humilha o usuário, ao invés de fazer o papel teórico dela, que é informar sobre.

Mas...

um beijo e quero saber do livro...

amandio sales disse...

As drogas é um caso sério, deveria ter unidades para ajudar estas pessoas que ficam dependentes ou nasceram assim! Vale a apena perder tudo por uma paradinha?
Sim vale apena admitir que esta doente e precisa de apoio tanto da população de si, quanto do governo...
Adorei o depoimento!
Faz pensar e nunca querer usar estas coisas! rsss
Uma boa tarde, grandes beijos e várias doses de carinho...

wcastanheira disse...

Infelizmente um texto necessário, verdadeiro, profundo e inteligente, trabalho c/ AMOR EXIGENTE e sou uma pessoa com 29 anos de sobriedade de drogas, ainda em recuperação graças a DEUS vou somando dias, meses e anos porém só com a ajuda de textos como este e pessoas iguais a vc é q podemos manter e somar anos de sobriedade, muiiito obrigado, q DEUS lhe proteja e abençoe, vc merece milhões de bjos, bjos e bjosssss

ANDERSON MENEZES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gessy disse...

Postagem com palavras intensas mas verdadeiras, é a triste realidade com que temos que conviver diariamente, basta olharmos para qualquer direção...

Obrigada pela visita!

Ahtange Ferreira disse...

Oi querida,
Adorei o post realmente muito tocante, conviver com algo assim não deve ser fácil.
Linda tem selinho pra vc no meu cantinho, bjos!

ANDERSON MENEZES disse...

a vida é feita de curtas e longas.
curta vida
longas escolhas
curtas tempestades
longas caminhadas
curtas felicidades exageradas
longas temporadas de amor e ódio
em fim, vivemos. Criamos nosso roteiros,
e muitas vezes somos os personagens
sem roteiro nenhum de vida.
mas somos cheio de vida, até mesmo quando não somos espectadores de vidas e não temos nada a declarar sobre nossa própria vida

cheios de medo cheios de desejo
cheios de curtas e longas em devaneios
fazemos parte desse documentário A HISTÓRIA
e somos personagens até quando não queremos da nossa e da alheia desse longa chamado vida

existem muitas vidas que precisam ser salvas
uma salva de palmas para aqueles que acreditam
que a vida não é uma droga e que as drogas não dão longa vida

joserodrigo64 disse...

"só quem tem algum ente seu nesse mundo...pode realmente sentir suas palavras...sábias eu diria.

Róbson Lousa disse...

Super interessante. Parabéns

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...