quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESTADO DE LOUCURA



Não sei o que houve, acordei em estado de loucura...A mulher trancada em minha alma, batia enlouquecidamente à porta - Deixe-me sair... Abra!
Seus pulsos eram fortes, não permitia sentir dor; cansaço... Apenas queria sair.
Assustei-me! Não sou digna de sentimentos eloquentes e robustos... Fui criada para ter uma vida normal; longe da correria que é, estar irremediavelmente apaixonada.
Sempre vivi com os olhos fechados; nenhum invasor poderia entrar em minha alma e me desnudar; aniquilar; deixar-me com sede...
A mulher desvairada rasgou as suas roupas e se jogou no mundo; correndo entre as pessoas, levando os sonhos, bolsas e olhares por onde passava...
Ela chora, pois não sabia, que ao se libertar da prisão interna, se aprisionaria no querer que é morrer de fome... Morrer de vontade... Sem se queixar do que não tem; do que poderia ser, mas não é...
A louca senta na calçada, e morre todos os segundos, enquanto os carros passam na rua, sem que possa enxergar - seus olhos, corpo e alma, pertencem a alguém que não sabe de sua existência.





ENTREVISTANDO O AUTOR

RUBENS CONEDERA


1 – Fale-me sobre você.

Meu nome é Rubens Maciel Conedera, tenho 33 anos e sou natural de Pelotas, RS. Trabalho no comércio, em uma filial de uma multinacional do setor de vestuário, como técnico de manutenção. Sou eletrotécnico, e estudo na Universidade Federal de Pelotas, no curso de Licenciatura plena em História.
Sou casado a treze anos, o nome de minha esposa é Zelma, e temos duas filhas; Julia com doze anos e Rafaela com três meses. Sempre gostei de ler e escrever, e depois que escrevi meu primeiro livro, não parei mais.
2 - Quem te iniciou na literatura?
Posso dizer que meu gosto por leitura vem de meu pai, que sempre leu muito. Segui seu exemplo, e hoje minha filha mais velha também lê bastante.
3 - Como surgiu a idéia de escrever livros?
Sempre fui criativo, e uso esta criatividade em todas as minhas atividades. Sempre li muito, literatura de ficção, romances e contos, além de ser apaixonado por História. Li tanto , que em um certo momento de minha vida achei que deveria ir além das estórias que inventava para crianças, através de HQs que desenho.
4 - Quando surgiu a idéia do 1º livro?
O nome de meu primeiro livro é Conspiração, um romance que se passa na antiga Helvécia (atual Suíça). Imaginei uma estória de amor na qual o sentimento fosse capaz de desafiar a morte e os séculos. Como sempre gostei de vampiros, achei a receita ideal para escrever esta primeira obra. Consegui colocar neste livro muitos fatos históricos, e a história de amor entre os protagonistas, assim como seus encontros e desencontros não são convencionais. Eu comecei a escrevê-lo em 2008, e o publiquei em 2009.
5 - Como está a luta para a publicação dos livros?
É uma luta dura, mas com certeza um dia renderá frutos.
6 - Como foi a recepção entre os blogs literários?
Foi ótima, principalmente para com meu terceiro livro, “Carmela e Lorenzo”, onde acho que achei o ponto ideal de escrita.
7 - E com as Editoras?
Algumas editoras que cobram pelos serviços de edição e comercialização fizeram propostas, mas não tenho recursos próprios, pois tenho que pensar em minha família antes de decidir investir uma quantia razoável em meus livros. Agora, há poucos dias, uma editora convencional disse estar interessada em analisar a obra. Fiquei muito feliz somente por ter meu livro analisado por profissionais.
8 - E com os leitores?
A recepção com os leitores foi ótima, principalmente por que muitas pessoas que não são do meu convívio leram meus livros e gostaram muito.
9 - Através das suas experiências, o autor iniciante possui quais desvantagens? Descreva
O simples fato de concluir um livro me deixou eufórico, o de publicar me deixou a ponto de dar uma festa. Mas depois, começaram os baldes de agua fria, pois escrever deve ser como o exercício de uma profissão, devemos fazer de forma profissional. Apesar da escrita ser uma forma de arte, fazer esta obra circular exige um grande empenho, pois os textos devem ser bem revisados, tanto em conteúdo e em gramatica. Depois de ter o livro pronto, aprendi isto a duras penas. Por não ser conhecido, as editoras nem leem seus originais, e publicar seu livro com recursos próprios muito caro.  
10 -  Qual sugestão você daria hoje para quem está publicando o seu primeiro livro?
Se possível, dedique o máximo de tempo em divulgação e na analise do próprio texto, pois em um mercado tão disputado e com grande oferta de obras, um texto sem qualidade no mínimo técnica está fadado ao fracasso. Outra coisa que vejo, são os autores se tornando personagens. Aparecem em fotos obscuras, ou usando acessórios esquisitos. Uma coisa que aprendi vendo uma entrevista de Zé Ramalho: “Não confundam o artista do palco com o homem”.  Ele respondeu isto quando perguntaram-lhe se ele era um mago ou algo assim, devido a suas musicas cheias de palavras de ocultismo.
11 - Como tem trabalhado a divulgação de suas obras? Tem havido resultados?
Divulgo pelas redes sociais, e com o auxilio de alguns amigos, mas os blogs literários dão resultados surpreendentes.
12 - De que modo você vê hoje, a literatura no Brasil? O que está faltando para melhorar, ou se você acha que o quadro já tem melhorado?
Vejo o mercado mais democrático, onde um numero cada vez maior de pessoas consegue publicar seus trabalhos, e ocorre com certeza a melhoria deste segmento. Uma onda de obras de celebridades invadiram o mercado, e junto com elas má qualidade, ou obras “terceirizadas”, escritas com apoio de jornalistas. Aí está o papel do autor, do artista deste segmento, é torna-lo cheio de opções de qualidade, que tragam prazer a quem gosta de ler.
13 - Qual a participação do escritor na vida do leitor? De que modo você acredita que seu trabalho possa influenciar na vida do leitor?
Posso falar das influencias que os autores exercem sobre minha vida. Muitos autores de obras de entretenimento me surpreendem com trabalhos emocionantes, que me enchem de adrenalina, e os eruditos, que estudo na universidade, passam conhecimentos preciosos, como a preocupação quanto a qualidade do que se escreve ou lê. Conheço pessoas que tiveram suas personalidades influenciadas de forma positiva por autores de diversos livros, que começaram a escrever e se expressar melhor só pelo fato de lerem mais, e conhecerem palavras e significados mais intimamente.
14 – Quer falar algo para os leitores?
Sim, espero que gostem de meu terceiro livro, “Carmela e Lorenzo”, e espero ouvir as criticas positivas ou negativas, pois são importantes para o crescimento do escritor.
15 - Algum pensamento ou frase de efeito?
Ninguém alcança o sucesso sem trabalho e persistência. Os maiores vencedores que eu conheço cresceram dedicando-se ao máximo, ao seu trabalho e publico, sendo este ultimo especial. Quem vai ler nossas obras é o publico, e a ele devemos tudo.




******

PROMOÇÃO DE OUTUBRO
SIGA, COMENTE E GANHE 1 KIT COM 3 LIVROS!!!



Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

17 comentários:

Unknown disse...

De médico e louco, todos temos um pouco.

PROMOÇÃO DE OUTUBRO
SIGA, COMENTE E GANHE 1 KIT COM 3 LIVROS!!!
http://clubnovosautores.blogspot.com

Elvira Carvalho disse...

Mais do que do texto gostei da entrevista com o autor. Aqui acontece a mesma coisa. E agora com a crise que o Pais atravessa até os patrocínios de empresas e juntas de freguesia escasseiam. O autor famoso, continua a publicar. Mas aquele que está a iniciar e quer publicar o seu primeiro livro, vê-se em palpos de aranha e na maior parte das vezes arruma os escritos no fundo de uma gaveta e simplesmente desiste.
Um abraço e boa sorte para vós.

Elvira Carvalho disse...

Oi Adriana, vim agradecer sua visita, e dizer que eu já sou seguidora do vosso blogue e até já tinha comentado. Parece que esqueci deixar o endereço do blogue

PROMOÇÃO DE OUTUBRO
SIGA, COMENTE E GANHE 1 KIT COM 3 LIVROS!!!

http://6feira.blogspot.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Araújo disse...

Parabéns ao Rubens que falou de coração aberto!
abs

Lhu Weiss disse...

Olá Adriana !!
Peguei carona no seu comentário da amiga Ines (Magia da Ines) e resolvi dar uma passada por aqui.
Vou seguindo e quando possível comentando...posso?
Abraços
Lhú Weiss

Smareis disse...

Achei espetacular a entrevista do Autor Rubens. Parabéns!
Abraços!
Smareis

@ Moda e Eu. disse...

Achei interessante bj bj
Blanc

Unknown disse...

Parabéns ao Rubens, pelas mensagens de esperança, que passa em sua entrevista ao blog, iluminando o caminho de todos os novos autores. Bjs.

TUTORIAL disse...

Cada entrevista que leio, me faz sentir que estamos, TODOS, realizando um parto, onde podemos ver o nascimento de mais e mais escritores. Estou me vendo em cada um, em cada batalha e cada palavra.

Abraço à todos.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite, querida amiga.

Já lhe sigo aqui também.

Adorei o texto "Estado de Loucura". Todos sonham, almejam... Outros vão em busca da felicidade.
Mas todos, pagam o preço.

Voltarei para ler mais.

Que Deus abençoe todos os seus projetos.
Beijos.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Eu não sei porque quando começo seguindo alguém, às vezes o link é o de Amapola e às vezes sai com outra foto minha, mas não abre diretamente.
Eu não sei lidar muito bem com isso, mas gostaria que o link fosse um só.

Aqui, estou com meu nome inteiro:
Maria Auxiliadora de Oliveira

Carla Fernanda disse...

Muito bom Adriana!
muito prazer!
Beijos e boa noite!!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Adri um excelente texto, forte, prendendo-nos do inicio ao fim a entrevista também está excelente, sempre é muito bom vir aqui, beijos Luconi

ONG ALERTA disse...

Ficou excelente, beijo Lisette.

Unknown disse...

Sempre bom um pouco de loucura para soltar o grito de alívio, de dor.

Parabéns ao Rubens Conedera por sua história e desejamos sucessos com seus livros que parecem ser de um conteúdo riquíssimo e emocionantes.

Grande Beijo
Irene Moreira
Equipe Vitrine de Promoções

Irene Moreira disse...

DE louco sempre temos um pouco e será que esse estado não é uma forma de pedir um tempo à vida?

Desejo sucesso ao escritor Rubens Conedera em suas obras.

Beijinhos

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...