quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Incansável Trabalho de um Blogueiro


Semana passada eu falei da relação ideal entre o escritor e o blogueiro, ressaltando os altos e baixos (e adorei a repercussão). Tenho notado as atividades de muitos blogueiros, assim como também tenho recebido propostas de parcerias de alguns deles. Muitos dos que eu fui fazendo contato, acabou se transformando em uma boa amizade, a qual preservo através de contatos e conversas eventuais por e-mails, chat e rede social. Também tenho percebido métodos um tanto quanto incisivos da parte de alguns deles para firmar parcerias.
Um blogueiro precisa saber que o seu ofício não é rentável e até conseguir isso, se passa por uma grande fase. A credibilidade vai crescendo e se firmando aos poucos, até conseguir muita visualização e popularidade, no que resultaria em um possível patrocínio e até site de venda de livros e brindes.
Há blogueiros que estão simplesmente cobrando pelos seus serviços, isto é, exigindo um exemplar do livro em troca de qualquer tipo de postagem sobre o mesmo. Quando eu contra-argumento oferecendo book tour, muitos simplesmente nem respondem o e-mail.
Deu a entender que se importam mais em terem uma fileira de livros com dedicatória na estante.
Como blogueiro (administro, participo e colaboro em 11 páginas) meu conselho é nunca exigir exemplar a ninguém em troca de qualquer tipo de divulgação. Se você ganhou um livro e não gostou muito da leitura (o que é muito comum), não faça uma crítica que denigra o livro. Talvez o seu gênero literário não seja esse. Quem lê "O Senhor dos Anéis" não pode criticar "Crepúsculo". As duas linhas literárias são extremamente diferentes e não merecem nenhum tipo de comparação. Isso só iria demonstrar ignorância e despeito do resenhista. E NUNCA coloque um livro presenteado à venda. Se você não faz questão de manter guardado um presente com dedicatória, doe para alguma biblioteca ou amigo que se identifique com a leitura da obra.
Como escritor (sou filiado em 28 academias de letras, sindicatos e associações literárias) meu conselho é nunca sair distribuindo livros para quem você mal  conhece. A não ser que você seja o dono da editora, ou sócio da gráfica, ou não tiver senso de despesas, saiba que livros custam dinheiro e você precisa demonstrar o custo e valor que eles representam para você. Levem um livro (ou dois) em sua bolsa/mochila e mostre a alguém sempre que aparecer oportunidade. Sabe aquelas conversas de fila de banco e de ônibus? Eu já consegui falar e até vender livro desta forma. Quanto a doação, se um leitor representar pelo menos 5 leitores adjacentes (um professor, um chefe, ou qualquer outra pessoa popular), aí sim disponibilize o livro. Organize book tours (5 blogueiros por livro) e monitore quem fez resenha para fazer uma boa reciclagem para o próximo livro.
Se você está escrevendo livro pensando em ganhar muito dinheiro, então vá trabalhar em uma livraria (assim você ganha dinheiro vendendo os livros dos outros). E se você é blogueiro pensando em ganhar livros de cortesia, então vai trabalhar na livraria junto com esse pseudo-escritor (assim, você ganharia exemplares para lotar sua estante). O sucesso é a consequência de um trabalho paciente, honesto e perseverante.
Um grande abraço a todos os blogueiros e parabéns pelo bom gosto e amor à Literatura!


Leo Vieira é autor do livro "Alecognição", pela Editora Lexia.
Escritor acadêmico em 28 Academias e Associações literárias; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural em duas cidades e Doutor em Teologia e Literatura.

5 comentários:

Patrícia Oliveira disse...

Leo, achei seu texto muito reflexivo! Gostaria de pedir sua autorização para colocar um trecho, num tipo de montagem que pretendo fazer para divulgar nos Facebook e outras redes, claro contendo os devidos créditos!

caso concorde te mostro antes, para ver se realmente concorda!


Att.

Leo Vieira disse...

Fique à vontade, Patrícia. A intenção realmente é compartilhar informações com todos!
Sucesso!

Mirelle Candeloro disse...

Oi Leo, adorei seu texto. A relação escritor/blogueiro realmente não é fácil, eu mesma interrompi minhas parcerias por causa disso. Por um lado existem blogueiros que fazem todos os tipos de parceria possíveis para poderem ganhar livros de graça, por outro existem aqueles autores que pensam que só porque deram um livro para um blogueiro ele não só tem obrigação de gostar da obra como de elogiá-la ao máximo, e não é assim que as coisas funcionam.

Eu, por ex., sou extremamente eclética, amo vários gêneros literários diferentes, porém sou leiga, falo em meu blog o que sinto ao ler um livro. Digo se gostei ou se não gostei, mas tudo com muito cuidado e educação. Não acho por ex. que por gostar de Crepúsculo não possa vir a falar de Senhor dos Anéis. De certa forma terei uma opinião sobre o livro mesmo não sendo uma história que ame, e acho que tenho direito de tecer minha opinião.

Nossos leitores merecem saber nossas reais opiniões e não é só porque estamos resenhando um livro de parceria que devemos ser falsos e dizer que amamos tal livro. E justamente por isso desisti de parcerias com autores, porque me sinto limitada e vigiada nas resenhas que vou fazer e não gosto disso.

Outra polêmica que tem surgido e que você levantou é a venda de livros de parceria. Desde o início da semana tenho visto manifestações contra esse tipo de prática que eu confesso que nem sabia que existia (santa ingenuidade). Acho um absurdo vender livros que nos são dados com tanto carinho, mas, sei que nem todos pensam assim.
Adorei o blog. Beijos, Mi

www.recantodami.com

Daniele Nhasser disse...

Leo adorei seu texto , muito inteligente .
Está de parabéns , vou divulgar bastante em minhas redes sociais , tem muita gente que precisa ler e ver o que é ser blogueiro dos bons e não só os que entopem estantes .

Daniele Nhasser - autora de Amor,és real

Leo Vieira disse...

Obrigado, Mirelle e Danielle. Digitem "Leo Vieira" no cabeçalho de busca que terão acesso às outras postagens, também muito elucidativas. Beijos!

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...