terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Leitores e leitores!


Olá queridos!

Meu nome é Kezia Martins, sou blogueira (visitem o meu bebê Fulana Leitora) e a partir de agora irei preencher suas terças-feiras com minhas loucuras literárias. Espero que eu possa proporcionar a vocês alguns minutos de leitura agradável e descontraída.

Hoje eu quero falar sobre os leitores. Quem são eles? Vamos descobrir agora.

Como identificá-los: Estão sempre com um livro à mão, falam corretamente, são educados, criativos, adoram ouvir histórias e falar sobre livros.

Onde encontrá-los: Na rua, na casa vizinha, na escola, na faculdade, no ônibus, na praia... Na dúvida vá direto a uma livraria ou biblioteca, lá você irá achar aos montes.

Características peculiares: A maioria dos leitores pega livro emprestado, mas não gosta de emprestar. São ciumentos, possessivos e cuidadosos. Tem como costumo apelidar os livros como “meu bebê”, “precioso” (para fãs de Senhor dos Anéis), “meu tesouro”, “meu filhinho” entre outros nomes, em sua maioria no diminutivo para dar a ideia de carinho e fofura.

Frases mais faladas por um leitor: “Vou ler.”, “Eu quero esse livro.”, “Comprei um livro novo.”, “Quando sai a continuação?”, “Você tem que ler esse livro.”, “Meus livros chegaram hoje.”, “Preciso de mais tempo para ler.”, “Vamos na livraria?”, E a clássica “Eu quase não tenho livros.”, geralmente dita por leitores que tem entre 1 e 1 milhão de livros.

Como quebrar o gelo: Fale sobre livros, qualquer que seja. Se ele não conversa muito e você não sabe mais como fazê-lo falar apenas diga “O que você acha do livro tal?”. Pronto, ele irá falar por horas. Prepare seus ouvidos. E um conselho: não o interrompa.

Como agradá-los: Dê livros de presente. Quando? Em qualquer data. É páscoa? Dê um livro e um bombom. É dia do índio? Dê um livro e uma pena. É dia dos namorados? Dê um livro e um beijo. É natal? Dê um livro e... Ah, é melhor dar dois livros, entre no espírito natalino.

Como irritá-los: Fale que não gosta de ler. Reclame que ele lê demais. Fale mal do livro favorito dele. Comece a falar quando ele estiver lendo. Dê um spoiler. Se quiser deixa-lo louco conte o final do livro. Se quiser irritá-lo de verdade, rasgue, molhe, faça orelha, amasse, ou estrague o livro dele de alguma forma. Eu não aconselho a seguir a última opção, a possibilidade de agressão verbal, física e juras de morte são grandes.

Você se encontrou descrito em algumas dessas características? Meus parabéns, você é um leitor.
Espero que tenham gostado. Até terça-feira ;)

Kezia Martins

20 comentários:

Fernanda Bizerra disse...

Oi Kezia.

Menina que grandes verdades...rsrsr..amei de verdade...e sim somos leitores compulsivos que em dois messes já leu 12 livros e meio..rsrsr...ler um livro de 459 página em dois dias é demais..rsrs... terminar 3 livros em uma semana é maravilhoso...(bom eu fiz isto esta semana)...

Não gosto de emprestar as minhas "preciosidades", mas pego emprestado e cuido direitinho..uma vez mim disseram que eu não tinha lido o livro..rsrs...mas de fato não gosto de pegar emprestado, gosto de comprar..rsrsrs

Isso já esta grande..rsrsrrs

Beijokas!

http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Fê!

biblioteconomia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flavio P. Oliveira disse...

Parabéns, Mademoiselle Martins... Eu sou apenas metade do que você escreveu...
:D

Jéssica Rodrigues disse...

Oi Kezia

Essa é a pura verdade rsrsrs... costumo chamar meu livros de filhotes e acham que sou doida por causa disso, vê se pode? kkkkkkkkkk
Os livros também são cupidos, sabia? Foi assim que conheci meu meu namorado e estamos juntos há 2 anos.

Bjs

Jéssica
http://lilianejessica.blogspot.com.br/

Jaqueline Silva disse...

Oi Kezia, você arrasou no seu primeiro post. Seja Bem-vindaa e muito sucesso!!!
Eu sou uma leitora nataa, me encaixo em quase todas essas aí. rsrsss

Adorei!!!!

Beijokas
Jaque - Meus livros, meu mundo.

Lúcia Soares disse...

Amiga
tudo de bom neste dia, jesus te ama muito, bjs

TUTORIAL disse...

Se me encontrei em alguma descrição? Um pouco em cada, mas naquela de rasgar para irritar, minha nossa, que o inimigo nem tente.
J.C.Hesse

Irinia Zachello disse...

Eu não apelido meus livros! hahahah
Beijos Keké adorei o post

Livros... Eu quero ler sempre

Pam disse...

Ameiii esse seu texto e me encontro em quase td q vc falou (se nao em td.... rs)
Vcc ta d paraens e ja sei q o texto da proxima semana será incrivel tbm!!!!!

Bjs amiga!

Ana Paula disse...

Kézia!!!! vc é d+!!!! kkkkkk Adorei!!! Me identifiquei logo de cara!!! Parabéns!!!

bjo^^

Camila Leite disse...

hahahaha Adorei o post Kezia, só cuidado com a gramática. Muito verdade tudo o que você falou. É muito fácil identificar um leitor, mas fácil ainda é fazê-lo gostar de você, dê um livro a ele e você terá sua gratidão eterna.

Beijo
Camila Leite

@sonhospontinhos
http://sonhosentrepontinhos.com

amorascompimenta disse...

Oi Késia. Adorei sua coluna. Nossa eu sou tudo isso e muito mais.Mas oque me identifico mais é falar pra mim que não gosta de ler. Tipo: Como assim você não gosta de ler?!?!?!?!?! Ah também não empresto meus bebês. Espero pela próxima terça para ver oq ue vai nos trazer. bjs
Eykler

www.aghridoce.blogspot.com.br

Unknown disse...

Boa Kézia!
Continue assim que voce só vai ter sucesso, essa é minha Jess hashauhsuhauhsu'
Bjuu'z \õ
tenerdificando.blogspot.com.br

Fê Falleiro disse...

hahahahahahaha AMEI!!!!!
acho que me enquadro em 99% do que vc colocou!!!!
Depois vou lá visitar seu bebê!
Bjosss

Marli Carmen disse...

Kéziah, vc escreveu muito bem!! Cada palavra saiu de uma leitora e demonstrou o quanto ler faz bem!
Beijinhos no coração!

Unknown disse...

Eu não colo apelidos nos meus livros, mas eu ODEIO emprestar até mesmo pra minha mãe! XD

E há se o livro voltar zuado. Empresto nunca mais!

Leitores possessivos jamais serão vencidos! XD

Luene disse...

Sabia que você acabou de me descrever, não é, Kezia? Sem tirar nem pôr! hahaha
Ótimo texto ^^

Lu

Marina Menezes disse...

Kezia pare de falar de mim em blogs alheios! kkkkkk'

adorei o post! ri demais. principalmente na parte do "Dê um livro e uma pena" uma pena? kkkkkk'

Boa sorte com sua coluna aqui, tenho certeza que todo mundo vai amar!

Mariana Mello Sgambato disse...

Ahahaha ficou parecendo um horoscopo! Parabens!

Ahtange Ferreira disse...

Muito bacana, e foi muito divertido, me descobri uma leitora rsss.
Já chorei por ter emprestado um livro, e a pessoa não devolveu. Nunca vou esquecer esta afronta.
Abraços!

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...