A produção
independente é uma alternativa muito sábia para quem quer apresentar o seu
potencial para as grandes editoras. Muitos livros estrangeiros e também
nacionais começaram desta forma. As vendas e a popularidade foram tantas que
abriram os olhos das editoras e distribuidoras. Inclusive, existem editoras com
departamento especial somente para observar as tendências no momento de
escritores independentes. Após observar a popularidade em blogs e comprovar a
alta venda (comparada na proporção de um livreiro autônomo) surge então a
proposta formal para cuidar da impressão e distribuição, sob o selo editorial
da marca. Enfim, um contrato e a oportunidade de divulgação maior de sua obra.
Mas,
o conselho fica para se planejar e andar um passo de cada vez. A sua oportunidade
virá naturalmente se seguir a trilha com responsabilidade e disciplina. Quando
você escreve e tem o seu pequeno público nas redes sociais, isso passa a ser o
seu pequeno passo seguro. Um pequeno público em potencial para apresentar o seu
trabalho cultural literário.
Organize
o seu livro e o encomende na gráfica ou editora por demanda. Faça uma tiragem
pequena (30 a 50 exemplares). Depois organize uma festa de apresentação e
lançamento. Pizzaria e restaurantes são ótimos porque chamam a atenção para as
duas partes e você poderá até vender para quem não foi convidado (um cliente do
restaurante).
Com
os livros que sobrou, faça divulgação pessoal (leve alguns exemplares na bolsa
ou mochila) e virtual (anuncie em blogs, junto com matérias especiais). Mas não
seja chato; somente apresente a obra em momentos e locais oportunos. Nesse
ritmo e método, você não terá prejuízo, será bem visto no mercado literário e
ainda terá a sua oportunidade para uma grande realização e divulgação
profissional.
Leo Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!