É o
tipo de dúvida intrigante para quem quer faturar no mercado literário. Mas o
conselho é: Nunca pense em escrever de acordo com o que vende na atualidade. Na
onda dos romances "vampirescos" liderados por Stephenie Meyer,
existem mais de quarenta títulos com o mesmo enredo de romances proibidos
protagonizados por meninas insossas que se apaixonam perdidamente por rapazes
estranhos e misteriosos até virem à tona a "surpresa" de que eles
são... vampiros!
É um
clichê irritante demais. Não quero julgar que são ruins, afinal eles fazem o
bom papel de entretenimento juvenil. Muitas editoras vão na onda, até mesmo
copiando o modelo de capas de fundo preto com efeitos misteriosos. Realmente
podem vender, assim como livros de zumbis e também de romances polêmicos
sadomasoquistas. A questão é: será que vale a pena apelar para um clichê
somente para vender bem?
Isso
é um erro muito grave para quem quer se aventurar respeitosamente no mercado
literário. Não escreva para vender, porque o seu público notará isso. Seja
original em sua história. Vampiros são seres sanguinários, violentos, cruéis,
demoníacos, soturnos, macabros e desprovido de sentimentos. Na mesma linhagem maligna
estão os demônios e os zumbis. Então não tente apelar para os clichês
controversos de vampiros e zumbis românticos com missão especial com meninas
adolescentes, a não ser que seja algo totalmente original, porque você irá
começar mal.
Respeite
a inteligência do leitor, porque ele é exigente e se ele der ao luxo e
confiança de apostar em uma literatura nova, então aproveite esse momento com
todo o seu empenho. Apresente uma obra original e contundente. Faça o leitor
pensar e ter vontade de reler e compartilhar a novidade. São muito poucos os
que realmente pensam assim e colocam em prática no início de sua trajetória.
Leo Vieira
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