quarta-feira, 19 de junho de 2013

POR QUE UM ESCRITOR PRECISA ESCREVER?

Esse é um ponto delicado que espero que abra os olhos e dê uma "sacudida" em alguns escritores iniciantes. Com que frequência e/ou intensidade que um escritor precisa escrever e publicar suas obras?
Esse artigo também pode ser aplicado para todas as classes em geral, porque a arte caminha junta e serve de modelo da mesma forma. Um artista precisa aparecer (não estou falando somente de publicidade, até porque uma insistente campanha já conhecida pode se tornar chata), porém com novidades.

Antes de tudo, o artista precisa ter foco. Se ele não souber aonde quer chegar, se perderá no caminho, ficará estacionado nas ideias e voltará, abandonando o desafio.
Walt Disney passou por muitos desafios e impasses, até finalmente produzir o seu primeiro longa metragem de animação, em 1937;
Maurício de Sousa ficou mais de uma década produzindo tiras de quadrinhos do seu próprio bolso, até finalmente produzir sua primeira revista em quadrinhos em cores, em 1970;
Roberto Bolaños (Chespirito) escreveu e produziu muitas esquetes e vídeos com baixo orçamento até conseguir propagação mundial.

É claro que existem muitos outros gênios artísticos que poderiam entrar na lista, mas resolvi selecionar os mais contemporâneos para empregar o exemplo em comum. Os três, além de também serem escritores, eram insistentes e sabiam muito bem aonde queriam chegar. Além de tudo, eles têm uma família de personagens para comercializar através de produtos licenciados. É só ver como a Disney, a Turma da Mônica e agora a versão cartoon do Chaves é tão divulgada através de produtos e brinquedos.

Agora vamos usar outros artistas que não quiseram ir tão adiante no mercado de licenciamento: Daniel Azulay, que chegou a ter mais de 150 produtos licenciados com a "Turma do Lambe Lambe" na década de 1970, preferiu ir no seguimento das oficinas de desenho e das artes plásticas; e o Ziraldo, que teve muito espaço nos quadrinhos, com a "Turma do Pererê" e o "Menino Maluquinho", continua com seus trabalhos nas colunas e ilustrações. Um detalhe é que os dois citados são da mesma época do Maurício de Sousa, que publica no mínimo 30 gibis por mês.

O foco no projeto é muito importante. Assim como o Maurício de Sousa escreveu, desenhou e publicou muito (com equipe), o escritor que quer ter um volume de trabalhos agregados em sua biografia precisa também ter publicação, independente do rumo de suas vendas. Cada artista vai tomando o seu rumo com o passar do tempo, mas  todo escritor precisa fazer o mesmo; escrever sempre!
Livros, crônicas, colunas, resenhas, blogs e o que mais a internet permitir. Não tenha preguiça e não resmungue se por acaso alguém for ler ou não o seu artigo. Quando alguém finalmente gostar do que você escrever (como este artigo, por exemplo), a primeira coisa que fará será pesquisar mais sobre o autor, e com isso, encontrará uma biografia e uma lista de outras coisas. É o primeiro passo nesta grande caminhada.
Não desanime.
Leo Vieira é autor do livro "Alecognição", pela Editora Lexia.
Escritor acadêmico em 31 Academias e Associações literárias; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural em duas cidades e Doutor em Teologia e Literatura.

3 comentários:

Lúcia Soares disse...

Olá amigo
lindo teu blog, amo ler e escrever.
um dia repleto de paz, bjs

TUTORIAL disse...

Sabe Leo, gosto do rumo de seus assuntos, o título parece clichê, mas quando se pensa na profundidade de suas colocações podemos realmente enxergar além do comum, obrigado por fazer parte do nosso time.

Parabéns,
J.C.Hesse

Leo Vieira disse...

Muito obrigado. Infelizmente, este assunto precisou ficar muito resumido, por isso, sugiro que pesquisem mais sobre esses gênios literários apresentados. O universo literário tem muitas ramificações. Reparem que:

Walt Disney por ter readaptado inúmeros contos é até hoje um gigante exemplo de escritor infantil;
Maurício de Sousa também é um escritor acadêmico reconhecido pela Academia Paulista de Letras e seus personagens têm forte apelo comercial e didático em dezenas de países;
Roberto Bolanõs é chamado de "Chespirito"("Shakespearito/Chespirinho"= "Pequeno Shakespeare") porque suas obras continuam com o mesmo valor e peso humorístico com o passar das décadas;
Daniel Azulay é considerado um dos melhores contadores de histórias infantis contemporâneo e um dos únicos que usa a didática da história com desenho e música;
Ziraldo é reconhecido por alfabetizar várias gerações de crianças com seus livros.

Todo escritor terá o seu reconhecimento e respeito seja qual rumo literário for seguir.

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...