quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como Está a Sua Biblioteca?

Lembro-me muito bem de minha infância, onde a estante era racionada com brinquedos e livros. Vários livrinhos coloridos foram ganhando espaço a ponto dos brinquedos serem "despejados" e ganharem um novo lar no baú de madeira. Depois foram gibis, mais livros e depois comecei a não ter mais espaço para organizá-los. Minha mãe sugeriu que os que eu não consultava muito ficassem em uma caixa.
Algum tempo depois, quando me deu vontade de reler, decidi revisá-los e pra meu desgosto, alguns deles estavam consumidos de traças. Tratei de providenciar outra prateleira e lá foram eles de volta para de onde nunca deviam ter saído.
Atualmente, tenho algumas estantes e prateleiras com muitos livros e uma pequena pilha de gibis.
É muito importante desde cedo aprender a cuidar de seu acervo pessoal. Todos nós devemos ter o espaço pessoal para armazenar nossos livros. O ideal seria um cômodo próprio para as estantes, com uma poltrona ou puff (para as várias horas de leitura) e uma escrivaninha (para o caso das anotações). Mantenha o local bem arejado e iluminado. É importante que a biblioteca também fique sempre limpa e organizada.
Mas caso você não dispõe de espaço, faça então com que a sua sala ou o seu quarto fique organizado para a permanência de suas estantes e prateleiras, assim também com a sua constante manutenção.

Organize os livros de ficção em uma ala própria;
Livros de arte, Atlas, dicionários e outros livros volumosos e grandes devem ficar no alto;
Não coloque livros deitados empilhados porque o peso os deformarão com o tempo;
Somente revistas e jornais que devem ficar deitados e empilhados e por ordem de lançamento, com as edições mais recentes por cima;
Não deixe os livros no fundo da estante porque acumula poeira, tira a beleza do acervo e pode dar mau hábito para acomodar e pendurar coisas inúteis;
Porta-retratos ficam melhor na escrivaninha. Evite por qualquer outra coisa na
estante;
Quando for tirar o pó das estantes e prateleiras, observe se não há alguns livros e revista de que não precisará mais. Doe-os à uma biblioteca ou instituição.

Bibliotecas, assim como uma lar e um veículo, também necessitam de manutenção. Saiba dar atenção, limpeza e atualização de seu acervo sempre que necessário.
Na próxima semana, vou deixar uma missão especial para cada escritor desenvolver nas escolas vizinhas.




Leo Vieira é autor do livro "Alecognição", pela Editora Lexia.
Escritor acadêmico em 32 Academias e Associações literárias; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural em duas cidades e Doutor em Teologia e Literatura.

2 comentários:

TUTORIAL disse...

Como sempre, dicas simples. Nos nossos dia corridos acabamos deixando de lado detalhes, MUITO IMPORTANTES!

Abraço,
J.C.Hesse

biblioteconomia disse...

Ótimas dicas!
Sou bibliotecária e aprendi muito bem a organizar uma estante no trabalho, mas como santo de casa não faz milagre kkkkkkkkkk a minha estante está uma zona, muitos livros p pouca espaço, livros empilhados um em cima do outro misturado com revista, pelo menos estão limpos kkkkk

Jéssica Rodrigues
Blog: Lilian&Jéssica

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...