Certa
vez eu fui ao dentista e durante a minha espera, apareceu uma senhora com o seu
filho adolescente precisando de um serviço emergencial (a clínica onde ele é
atendido já estava fechada). Ela informou uma parte do aparelho do rapaz havia
se quebrado, deixando solto uma parte do cabo de metal, correndo grande risco
de ferir a bochecha dele. A mãe alegou que somente precisaria cortar o pedaço do metal, porém o dentista disse
que teria que remover o cabo inteiro e colocar outro (provisório) até o jovem ser
atendido pelo dentista original para apertar o aparelho devidamente. O serviço teria
o valor de uma consulta e a mãe (esperando apenas por uma gambiarra grátis ou com
um valor simbólico) logo desistiu do orçamento, indo embora com o menino.
Isso
me fez pensar em muitas ocasiões em que outros profissionais são desvalorizados
e se deixam desvalorizar com esses tipos de clientes. Os desenhistas convidados
para "fazer um desenho rápido", um taxista "pra levar daqui até
ali", um designer "pra dar um jeitinho no site", um advogado
"pra dar uma olhadinha no processo", entre outras coisas.
Não
tenha medo de perder um cliente. Continue profissional e confiante que o seu reconhecimento
chegará.
Leo Vieira
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