Se
o seu projeto independente de lançamentos literários deu certo, é o momento de
se especializar e tornar a coisa mais profissional, desenvolvendo o seu selo
editorial.
No
início, funciona como uma forma de identificação e também demonstra a sua preocupação
comercial em garantir sua marca presente aos seus leitores.
De
início, o escritor pode criar uma marca, registrando o nome e o logotipo, inserindo
junto às capas de seus livros. Depois, com a necessidade de contabilizar e declarar
vendas e impostos, pode-se tirar o CNPJ com um contador e ter a sua própria editora,
prestando os seus próprios serviços administrativos e de vendas.
Uma
editora própria ajuda muito na biografia do escritor. Ele fica reconhecido como
profissional e ganha mais status entre o meio literário. Mas não pense que é
somente isso. O escritor dono de editora também precisa ficar atento e inserido
no mercado editorial, acompanhando e participando de tudo, como feiras
literárias, novidades nos congressos editoriais, leis de incentivo, mercado
exterior, pesquisas sobre a inserção de suas obras com as livrarias e
distribuidoras, etc.
Existem
muitas formas comerciais para evolução profissional, mas quanto mais o escritor
empreendedor puder aprender para se desenvolver, melhor será para sua evolução
e também para poupar despesas maiores nos investimentos.
As
campanhas publicitárias funcionam muito no meio virtual pelas redes sociais.
Muitos estão na internet. Muitos blogueiros estão pelas redes trocando informações.
Desta maneira, invista na divulgação pessoal, spams publicitários, promoções,
sorteios, descontos, etc.
A
criatividade conta muito e precisa de sua força para fazer com que sua editora
tome forças inimagináveis.
Leo Vieira
Acompanhe a campanha de incentivo à leitura "Leia + Livros", do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados
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