segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENCONTRANDO A INSPIRAÇÃO

Nesta terça a Diligência vai dar uma folga, é que minha colega Fabiana mandou um texto e achei muito legal compartilhar com vocês. É incrível como pessoas diferentes enfrentam situações semelhantes, não só por fazerem parte do mesmo meio, mas isso fica para uma outra oportunidade. Podem curtir!

Olá amigos,
Hoje vou falar desse mal que é a falta de inspiração! Todo escritor precisa da inspiração para começar a escrever, essencial para dar início a uma obra, mas algumas vezes ela pode simplesmente desaparecer. 
Então, o escritor sem conseguir dar continuidade, “trava” literalmente, desanima e pode acabar abandonando esse projeto.
ESCRITOR 4.gifEntão o que fazer? Por experiência própria eu afirmo, quando menos você espera a inspiração pode surgir, no caso da escrita é sempre bom ter papel e caneta a mão nesse momento crucial, ou corre o risco das ideia se perderem. Algo que funciona muito comigo é passar ideias, mesmo que desconectas, para o papel. Aquela ideia com o tempo vai tomando forma e amadurecendo, somente depois fico na frente do computador e vou desenvolvendo a estória.
Alguns trechos ou passagens são mais difíceis de relatar, por várias vezes abandonei cenas que não estavam fluindo e passei a dar continuidade a estória, depois voltei ao trecho abandonado e consegui escrever, por incrível que pareça tudo acaba se encaixando. O mais importante é manter-se ativo, pois a inspiração pode voltar a qualquer momento e se você tem o material para trabalhar, tudo fica mais fácil.
Encontrar a inspiração para escrever é algo muito individual e acaba variando de pessoa para pessoa. Pode ser ao assistir um filme, em uma conversa, ao escutar uma música, enfim somente o próprio autor vai encontrar a sua fonte. Fica a mensagem e o incentivo, mas o melhor mesmo é escrever pela simples vontade de passar sua ideias para o papel, sem se preocupar com prazos, público alvo ou mercado editorial. Escrever o que gostamos, com absoluta certeza não vai agradar a todos, mas muitas pessoas irão se identificar com suas ideias, mensagens e experiências! Jamais devemos encarar a escrita como uma obrigação, trabalho árduo ou rotina, pois isso tira o sentido de escrever por prazer!
E você já começou a escrever e acabou desanimando? Porque não tira aquele projeto da gaveta, finaliza e mostra para o mundo o que tem a dizer!
Texto é criação da autora Fabiana Cardoso, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Um comentário:

Ana Beatriz Ferreira . disse...

É angustiante querer escrever e não surgir ideias.
O texto é muito bom.

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...