sábado, 16 de fevereiro de 2013

A Importância do Incentivo a Leitura



Bom dia!

Hoje vou escrever sobre um problema que vem aumentando cada vez mais. "A falta de leitores".
Acredito, que grande parte das pessoas não leem por falta de incentivo de familiares ou até mesmo das redes de comunicação. Li algumas pesquisas dizendo que o número de leitores vem diminuindo muito. Em média 85% da população prefere assistir televisão a ler um livro. Essas mesmas pesquisas  comprovam,  que o brasileiro lê em média, quatro livros  por ano.

Números baixíssimos não acham?

Claro que existem aqueles que, assim como eu, preferem o livro a televisão. Mas, podemos tentar mudar esse cenário? O que faz com que as pessoas deixem de ler?
Eu posso dizer que sou leitora assídua em grande parte, pelo incentivo que recebi de minha mãe. Ela conta que desde pequena, eu já me interessava pela leitura, fazia meus livrinhos, desenhava e inventava histórias para o desenho. Acabei tomando gosto pela leitura, mas, até 2009, eu lia somente livros disponíveis na Biblioteca Municipal da minha cidade ou na da minha escola. Para minha sorte, possuíam ótimos títulos, mas alguns não têm a mesma sorte. Em 2009 passei a adquirir meus próprios livros e hoje, conto com aproximadamente 377 livros. Mas, posso dizer que, sem o incentivo, tenho certeza que eu não amaria tanto os livros como amo hoje em dia. Eu até gostaria, mas não seria da mesma forma. Eu não seria a pessoa que sou hoje.
Posso dizer que um fator que contribui para que as pessoas a não comprem livros é o preço, inclusive, alguns são absurdamente caros, tornando-se não acessíveis a determinada faixa da população. Isso com certeza não é justificativa, pois existem as bibliotecas mas, às vezes, até elas deixam a desejar em relação a seus títulos.
Outro motivo para a falta de leitura, é a falta de propaganda, principalmente da literatura nacional. Até ano passado, eu também tinha  certo preconceito. Ao ler um livro de uma autora nacional acreditando ser estrangeira,  voltei a me apaixonar pela literatura nacional.
Os livros nacionais vendem sim, e tem chances de vender muito mais, só precisam de mais divulgação e apoio.
A literatura nacional traz ótimas histórias, muito bem escritas, por autores extremamente competentes e merece nosso total reconhecimento.

As pessoas deveriam ser incentivadas desde cedo, assim como eu fui. As escolas devem incentivar, propondo  leituras, mesmo que sejam de forma obrigatória. Em minha escola, além das leituras obrigatórias de clássicos como Iracema, Dom Casmurro, Os Miseráveis, etc., um dia da semana, durante a aula de Língua portuguesa, deveríamos levar um livro e simplesmente lê-lo. Muitas pessoas daquela época levaram isso adiante, outras não. Mas, tenho certeza que se somente uma pessoa da sala tomasse gosto pela leitura, o professor já se sentiria recompensado.

Alguns leitores aparecem tarde. Mas não existe época certa para começar a ler, nem número de páginas. Tenho amigos que se sentem mal por ler livros com menos de 200 páginas e eu digo que isso é uma vitória. Lendo ao menos uma página por dia, aos poucos a pessoa começa  ver resultados.
Uma alternativa que acho muito válida é a leitura dos livros digitais. Algumas pessoas não conseguem pegar um livro, sentar e ler. E para pessoas que gostam muito de tecnologia, o livro digital é uma boa pedida. Eu sinceramente, prefiro os livros físicos. Mas creio que quando se trata de incentivo, tudo é válido... Livros digitais, físicos, jornais, revistas. O importante é ler.
Mas digo uma coisa, nessa trajetória, serão encontrados muitos obstáculos, às vezes impostos pela própria família, ou pelos amigos. Darão risada, dirão até mesmo que você é louca (o), simplesmente porque gosta de ler, mas não se importem com isso, quando os resultados aparecerem, você se sentirá recompensado.

Quem lê, escreve melhor, fala melhor, interpreta melhor, até pensa melhor. Os livros te levam a lugares distantes sem sairmos do lugar. A visão de mundo torna-se diferente.
Pessoas que não leem, nunca saberão como é bom pegar aquele livro na sua mão, sentir seu cheiro, sentar-se em algum lugar e se preparar para uma viagem inesquecível. Sempre que pego um livro, fico imaginando como o autor deve ter se sentido ao escrevê-lo.

Ler é uma experiência tão maravilhosa!!!
Precisamos incentivar nossas crianças, amigos e familiares. Vamos aumentar nossa meta de leitura. Divulgar mais os ótimos autores que temos aqui mesmo em nosso pais. Vamos LER!

Espero que vocês tenham gostado. Aqui, fica a humilde opinião dessa leitora que lhes escreve.

Tífany Baesso

Um comentário:

Mariana Mello Sgambato disse...

É verdade, o incentivo tem que vir de casa também, não só da escola!

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...