sábado, 24 de setembro de 2011

IRONIA DO CONHECIMENTO


O conhecimento alastra-se. O conhecimento esgueira-se pelos atalhos mais inóspitos e menos usuais, tentando se inserir, prolongar e eternizar. Não o deixam. Instigado e aturdido e revoltado, solta-se, volta-se, luta. Enquanto lhe deixam lutar: luta. Quando não lhe deixam lutar: luta. Isto porque tem um propósito ao qual se cinge com robustez: criar sonhos. Sim, criar sonhos. Porque primeiro tens de sonhar, só depois consegues viver. Porque primeiro tens de soltar a imensidão de tentáculos que te prende, só depois consegues viver. Porque primeiro tens de sair à porta do cubículo no qual está a tua mente, só depois consegues viver. O conhecimento sabe disto e, acima de tudo, quer que tu vivas.

O conhecimento alia-se à comunicação, num voluptuoso e vigoroso acordo de cavalheiros e, juntos, engrandecem-se. Estão a fazer por ti e porque sabem que assim, só assim, o mundo vai acordar todas as manhãs com vontade de girar.

Chamam-lhe oportunista, aproveitador e subjugador, mas a verdade é que olham para ele, mas não o veem, ele não se mostra, ele não quer aparecer nos jornais, nem quer condecorações inodoras e insípidas. Ele só quer criar devaneios a quem não tem outra forma de formá-lo: dá-lhe destino, e a passadeira alcatifada a que se devem submeter.

Tu falas, mas será que realmente conheces o conhecimento?


ENTREVISTA DE LUCAS HOLLANDERS

1 – Fale-me sobre você.
Sou um jovem escritor que ama o que faz. Além disso sou professor, e adoro dar aulas e ler, estudar, conhecer.
2 - Quem te iniciou na literatura?
Tive duas pessoas, minha avó que foi a primeira pessoa a me dar um livro, e minha tia Érica que me emprestou uma série que mexeu com a minha imaginação de modo surpreendente.
3 - Como surgiu a ideia de escrever livros?
Sabe, eu escrevo a muito tempo. Mas sempre escrevi histórias curtas. Foi jogando RPG que vi que podia criar personagens e tramas completas, ai desatei a escrever. O resultado foi o meu primeiro livro e material guardado pra pelo menos mais três.
4 - Quando surgiu a idéia do 1º livro?
Surgiu meio que do nada, uma mistura de personagens baseados em pessoas que eu conheço em um ambiente fantástico cheio de magia e com cenário medieval. No meu caso o certo seria perguntar de onde veio esse cenário, mas a resposta é meio chata, ele veio do mais profundo da minha imaginação.
5 - Como está a luta para a publicação dos livros?
Difícil. Uma editora ficou de publicar o meu livro, mas abriu mão por um autor mais conhecido. Ai voltamos a estaca zero.
6 - Como foi a recepção entre os blogs literários?
Até agora muito boa, o livro recebe muitas visitas e o pessoal anda elogiando. Isso é o que tem me motivado a escrever o segundo livro.
7 - E com as Editoras?
Até agora só promessas ao vento. Triste.
8 - E com os leitores?
Ah, todos até agora adoraram, alguns ficaram com raiva por que tomei liberdade de... Ah, leia o livro, vai sentir o mesmo que eles! Mas o resultado foi bom.
9 - Através das suas experiências, o autor iniciante possui quais desvantagens? Descreva
Encontrar uma editora. Escolher o gênero, e até se identificar com os personagens. Sabe, eu fiz coisas com alguns personagens das quais eu me culpei... Mas não tinha escolha, era isso ou mudar a história toda. Mas com o tempo você aprende a separar as coisas e levar bem os rumos da história.
10 - Qual sugestão você daria hoje para quem está publicando o seu primeiro livro?
Escreva. Muito! E não tenha medo, ter seu livro pronto vai ser fenomenal!
11 - Como tem trabalhado a divulgação de suas obras? Tem havido resultados?
Bem, eu uso todos os meios de divulgação possíveis. Muita gente tem visitado o livro, ele está a venda só a quatro messes e já tivemos mais de três mil visitas. Acho que está dando certo!
12 - De que modo você vê hoje, a literatura no Brasil? O que está faltando para melhorar, ou se você acha que o quadro já tem melhorado?
Acho que ainda está muito elitizada. As editoras tem  medo de apostar em promessas e por isso ficam sempre com os mesmos autores. Acho que ainda precisa nascer no Brasil uma editora só para novos autores, algo do tipo: “Publicamos até três livros seus e depois um abraço e boa sorte!”. Eu adoraria estar em algo assim.
13 - Qual a participação do escritor na vida do leitor? De que modo você acredita que seu trabalho possa influenciar na vida do leitor?
Acho que todo escritor faz o leitor entrar em si. Sabe, o agradecimento do meu livro diz isso claramente, ao ler meu livro o leitor passa e entrar em minha mente, a ser parte de mim e, portanto, fazer parte do meu mundo.
14 – Quer falar algo para os leitores?
Sim claro. Ou pessoal, como estão? Bem, se já leram meu livro sabem que estou escrevendo o segundo, esperem só mais um pouco, garanto que vai valer a pena! Se não leram ainda, olhem as primeiras páginas e se gostarem entrem em contato, quem sabe não trocamos idéias? Abraços e boa leitura.
15 - Algum pensamento ou frase de efeito?
Agradeço ao ilustrador e amigo Alexsander Rezende, que deu vida aos meus pensamentos, aos parentes pelo apoio e contribuição com idéias, quando as mesmas me faltaram.

Mas principalmente a você leitor, por ter a coragem de entrar em um mundo de fantasia.


Um mundo que existe dentro de mim.

(Lucas Hollanders - O Escritor Mudo)

Cena do capítulo: Pacto de Paz a Preço de Sangue

– Você era meu irmão... Isso era o mínimo que merecia, sinto não poder levar seu corpo a sua terra natal, mas, juro, estou lhe dando o melhor enterro que um nobre de Dal-Lee poderia ter.
Diante do corpo inerte do elfo, o samurai desfazia-se de sua dureza e rigidez. Se pudesse escolher, nunca teria matado Gallos, mas não havia escolha, ele apenas cumprira com seu dever com o imperador.
Tudo estava pronto. A madeira da melhor qualidade havia custado muito caro e seria queimada e consumida por completo; as ervas aromáticas se desintegrariam com o fogo e eram as mais cobiçadas de Dal-Lee. Mesmo assim, Sato havia pagado o preço, tudo para honrar seu irmão falecido.
– Você está fazendo história, meu irmão. Será o primeiro não humano a ter suas cinzas espalhadas pelo território de Dal-Lee. Esse será seu lugar de descanso, assim como será o meu um dia... Até breve, meu irmão.
As chamas tocaram o corpo e a fumaça subiu. O pacto entre Dal-Lee e Kalgondert estava feito. Gallos era um herói, seu sangue havia unido duas nações humanas.









Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

9 comentários:

Marli Carmen disse...

Poxa..não conhecia..agora fiquei intrigada. Vontade de conhecer mais! Parabéns ao blog e ao autor. Gostei muito da entrevista!!Continuem sempre! Beijocas!!

P.S: tem sorteio do livro da nossa querida Adriana Vargas no meu blog! Vamos prestigiar a escritora! beijos

Cesar S. Farias disse...

Belo texto, Lucas. Só o conhecimento pode tirar o mundo do atraso em que se encontra. Boa sorte com teu novo livro.

Paulo Cesar PC disse...

Lucas, gostei de tudo que li por aqui. O conhecimento é indubitavelmente o maior legado que podemos deixar nessa vida. Conhecimento é a grande riqueza do ser humano. Parabéns pelo texto. Um grande abraço.

LUCONI disse...

Lucas amei o texto, a entrevista, aliás você responde de uma forma cativante, e o que li deste capítulo do livro, parabéns viu é muito bom vermos que tem gente que luta pelos seus sonhos, parabéns beijos Luconi

Natalia Campos disse...

É muito legal seguir este blog. Ficamos por dentro de tudo que diz respeito a leitura e escrita. Adorei!

Au revoir :)

Fernando Soares disse...

Lucas, sucesso em sua jornada de disseminar o conhecimento, tanto como professor quanto como escritor!
Apenas acrescento: o conhecimento tem que andar de mãos dadas com a sabedoria.

Abraço!

Phann disse...

Como sempre, aqui tudo de bom, beijos
blanc

geuza mariah disse...

PARABENS MINHA LINDA! LINDO SEU BLOG ESTOU AMANDO BJS

Vitrine de Promoções disse...

Lucas

Muito bom saber sobre você e o caminhar de sua vida como escritor!

Desejamos sucesso e que a Ironia do conhecimento venha abrir caminhos que seus okhos posssam admirar.

Grande Beijo
Irene / Vivian

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...