sexta-feira, 13 de setembro de 2013

6 simples passos para criar uma personagem

Como no post passado falei que estava pesquisando técnicas de escrita, vou partilhar algumas com vocês. Acho que será bom para autores iniciantes ou para aqueles que pensam em iniciar uma escrita.

A primeira que partilharei é "6 simples passos para criar uma personagem", que como o título já diz, é uma mini-técnica para você criar uma personagem do zero e de forma simples.

Passo 1:
Decida em que gênero de história sua personagem vai existir. Fantasia? Ação? Comédia? Etc.

Passo 2:
Responda essas questões; "Qual o propósito da personagem nessa história?" e "Por que sua história precisa dessa personagem?"

Passo 3:
Decida para qual propósito sua personagem serve: Será personagem principal? Uma personagem de suporte? Um vilão? Criando um "Papel" para sua personagem fica fácil de criar sua personalidade.

Passo 4:
Dê a seu personagem alguns atributos. Você pode simplesmente enumerar adjetivos que os descrevam tanto fisicamente como sua personalidade. Como "esbelto", "musculoso" ou "magricelo" até "amoroso", "invejoso", "vingativo"... não precisa ir profundamente nesses adjetivos, tentando explicar como foi que o personagem se tornou assim, nesse momento só enumere-os.

Passo 5:
Crie um passado para ele. Agora que você já enumerou como ele é e como ele age, hora de descrever seu passado. Se ele é invejoso, o que o torna dessa maneira? Quem sabe seus pais sempre desejaram que ele fosse o melhor e por isso ele não lida muito bem com pessoas que são melhores que ele? Enfim, deixe-se aprofundar nas questões que tornam seu personagem mais real e humano. Você pode até escrever algumas cenas do seu passado, só para constar... e tudo bem se chegando aqui, você resolveu mudar um pouco a história para que seu personagem se encaixe melhor, faz parte do processo.

Passo 6:
Não se perca demais no passo 5, deixe que durante a história seu personagem possa se desenvolver. Pois é, personagens bons e reais são aqueles que mudam de ideia/opinião diante de um acontecimento marcante em suas vidas. Seu personagem invejoso pode se arrepender de algo ruim que fez e por isso, se redimir. Faz parte da criação do personagem que ele se desenvolva além das suas expectativas, mesmo que temporariamente!

Bom é isso! Espero que tenha ajudado vocês :)

Um comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...