quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Aula 5 Editora... Por que não?!

Como vai o seu selo editorial? "Selo editorial?; eu publico de forma independente"...
Então, isso é um selo editorial. A partir do momento que você se empenha nesse visual, a ótica do leitor muda e você passa a ganhar um certo respeito aos olhos do cliente.
Na aula passada acompanhamos sobre isso. É realmente importante investir em um selo editorial. O que muitas gráficas fizeram nos últimos anos foram exatamente isso: um selo editorial para um arquétipo de editora por demanda.

Talvez você possa estar até pensando: "mas empreendedorismo não é o meu forte; meu negócio é somente escrever".

Vamos elucidar mais a sua linha de pensamento:

- Todo mundo já brincou de empreendedorismo na infância (concessionária, salão de beleza, etc);
- Todo mundo já fez venda e negociou algo na vida. O comércio e o negócio são vocações para qualquer cidadão. A questão é se aprofundar e tudo dependerá do interesse;
- Todo mundo sabe economizar e fazer pesquisa de mercado;
- Enquanto você ganha vendendo o seu livro, a editora ganha (pelo menos) 9 vezes mais;
- Se você lê sobre algo para aprender a construir um enredo e um personagem, você também pode ler para aprender a fazer arte e empreendedorismo;
- Se você não tem tempo para cuidar de questões burocráticas, você pode se empenhar somente inicialmente. Depois você contrata um profissional coordenar o negócio iniciado por você;
- Publicar livros é uma necessidade habitual, assim como alimentação e vestuário. Você pode comprar almoço e roupa, mas se tiver interesse em aprender a cozinhar e costurar, economizará muito mais;
- Site de venda quando começa a vender demais, começa a chamar a atenção e a Junta Comercial pode começar a cutucar. Então é melhor que pense em registrar e organizar tudo, para evitar dores de cabeça com a Receita Federal.

Com essas reflexões refutadas, dê entrada no CNPJ, e se tiver mais interesse, faça um curso de impressão offset (SENAI ou SEBRAE). Existem máquinas baratas e simples com preço bem acessível.

Essas dicas são apenas para quem quer investir mais, gastando menos. É uma alternativa que dá certo, porque a margem de prejuízo será muito menor.


Leo Vieira é autor do livro "Alecognição", pela Editora Lexia.
Escritor acadêmico em 36 Academias e Associações literárias; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural em duas cidades e Doutor em Teologia e Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...