sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tipos comuns de personagens

Continuando o post da semana passada sobre personagens, vale dizer que além das definições de protagonista (o personagem principal, literalmente) e antagonista (a força que se opõe ao protagonista, literalmente); reconhecem-se outros tipos de personagens que podem ser usados em adicionais, para manter a história ainda mais interessante.

Confidente:
Alguém em que o personagem central confia e para quem ele revela sua personalidade, pensamentos e intenções. O confidente não precisa nem ser uma pessoa, podendo ser um animalzinho, um brinquedo, enfim.

Dinâmico:
Um personagem que muda de forma permanente durante o curso da história. É um personagem que sofrerá um impacto irreversível em seu psicológico e pode ser aplicado ao personagem principal.

Único e Plano:
Esse personagem vai mostrar apenas uma ou duas características de personalidade e nunca se modificará. Normalmente utilizado como aquele personagem de "suporte" para o personagem principal.

Contraste:
Um personagem que é usado para "melhorar" outro personagem diante de contraste: como Cinderella, que é graciosa e bonita se opõe drásticamente diante de suas egoístas meias-irmãs.

Arquétipo:
Tipo de personagem que é "único e plano" e facilmente reconhecido pelos leitores. Exemplos: o homem de negócios sem tempo para a família, o velho e sábio livreiro, ou o valentão da escola. Mas eles não são tratados como foco e nem se desenvolvem durante a história.

Estático:
Um personagem que não se desenvolve. Se ele começa um cara chato, continuará sendo "chato" até o fim da história.

Circular:
Oposto ao "Estático". É um personagem que se desenvolve durante a história, aprende com suas experiências e pode, inclusive, tornar-se o extremo oposto do que era, quando chega ao fim da história.

Apesar de estarem descritos separadamente, é muito comum que esses conceitos sejam encontrados agrupados em um ou mais personagens. O personagem de contraste pode ser um personagem dinâmico e o antagonista.

Entretanto, alguns conceitos são opostos entre si e por isso, não podem (na prática) serem agrupados, por definição.

De qualquer forma, essa classificação tem o propósito apenas de ajudar cada personagem a se fixar em seu papel na história e ajudar o escritor a compreender uma composição mais ampla do universo que pretende criar para o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...