sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Criando personagens "críveis"

Falamos de personagens num geral nos últimos posts; e para completar as dicas na criação do personagem, acho importante falar sobre personagens "críveis".

O que são?
Personagens "críveis" são aqueles personagens que fogem do esteriótipo conhecido na maioria das histórias e se assemelham mais à realidade. Ou seja, personagens em que o seu leito acredite que possam realmente existir, como um ser humano.



Para que tipo de histórias eles servem?
É complicado definir em que tipo de história um personagem "crível" pode existir, mas posso afirmar que são mais comuns em dramas sóbrios, ou seja, aquelas que fogem um pouco da "fantasia" e aterram raízes ao chão. Isso porquê eles se assemelham à pessoas que existem, por isso, harmonizam mais com um cenário igualmente semelhante ao que existe.
Mas isso não quer dizer que um personagem crível não possa existir em histórias de fantasia, suspenses, terror, YA, enfim....!

A Criação
Existem duas regras básicas para se criar esse tipo de personagem.

1) Paradoxo
Pessoas "que existem" no dia a dia são compostas por qualidades e defeitos em um equilíbrio, como um paradoxo. Elas podem ser amáveis, alegres e sorridentes e ainda assim, tratar mal uma pessoa ou tentar ganhar vantagem sobre elas. Faça seus personagens dessa foma! Pensem em falhas de personalidade, grandes e pequenos defeitos, manias, coisas que elas fazem por razão alguma... o que a deixa bem e o que a deixa mal. Mas sempre pense assim: para 3 qualidades = 3 defeitos. Um personagem paradoxal diz que nunca vai trair um namorado, que é contra esse tipo de coisa... e no entando, acabar traindo o namorado porque se apaixonou por outra pessoa!

2) Nem tão bom, nem tão mal.
Equilíbrio é a base dessa criação. Ela não pode ser nem tão boa, nem tão mal - protagonista / antagonista. Um personagem crível pode fazer o mal achando que faz o bem, pode não perceber seus erros, pode acreditar em algo e não ser verdade.
E pode ser uma pessoa que só faz coisas boas, mas que está só representando.


Depois que falamos de personagens, vamos falar um pouco de enredo! ;) Aguardem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...