sexta-feira, 18 de outubro de 2013

POV - 1a pessoa

No primeiro ponto de vista do "eu" pessoa que está contando a história. A lente da câmera está firmemente por trás dos olhos do personagem narrando, e o leitor vê apenas o que o personagem narrando vê, sabe o que o personagem narrando sabe, e assim por diante.

O narrador é geralmente o personagem principal / protagonista.

No entanto, também pode funcionar bem se o narrador em primeira pessoa é ajudante do protagonista, por exemplo, Dr. Watson (Sherlock Holmes) ou Hastings (Hercule Poirot).

Durante o POv em 1a pessoa, o "eu" está contando a história. Pense assim: se fosse um filme a lente da câmera estaria apontando firmemente por trás dos olhos do personagem que está narrando e o leitor vê apenas o que o personagem que está contando a história pode ver, só sabe o que o personagem sabe e por aí vai.

O narrador nesse caso é geralmente o personagem principal / Protagonista.
Atenção: o protagonista as vezes não é o personagem sobre qual a história é, por exemplo em Frankestein, escrito em 1a pessoa, quem conta a história é um navegante que conhece o Dr. Frankestein e escreve cartas contando a história do médico para uma conhecida; ou como Dr. Watson que conta as histórias de Sherlock Holmes. Esse é chamado "ajudante do protagonista".

Vantagens do narrador-personagem, em 1a pessoa:


  • É muito fácil entrar na cabeça do seu protagonista e o leitor pode se identificar com ele, especialmente se você utilizar o "ponto de vista subjetivo".
  • Há uma intimidade maior entre protagonista e leitor, que é vantajosa para sua história.
  • É natural - você vive no seu ponto de vista, percebeu? Então é mais fácil de escrever assim.
  • É mais fácil dividir com o leitor emoções que o protagonista sente, bem como pensamentos e ideias.
  • É essencial para você, se deseja que seu narrador seja mais informal (por exemplo: Huckleberry Finn).

Desvantagens do narrador-personagem, em 1a pessoa:


  • Apenas cenas que envolvem diretamente o protagonista podem ser usados.
    • Ou seja, não vai dar para descrever o que outro personagem pensa (e o leitor não saberá); não importa a quantidades de detalhes que o personagem narrador passa sobre o outro personagem, nunca será um testemunho. E caso isso ocorra, poderá fraudar  leitura.
  • É mais difícil para o narrador se descrever naturalmente, normalmente os autores apelam para uma cena no espelho o que pode ser muito exagerado (e cliché) e nesse caso, é melhor evitar. Você precisará ser criativo, mas dá para pensar muitas coisas como: descrever-se em um chat online ao marcar um encontro!
  • Esse ponto de vista peca na caracterização, já que não haverão outros personagens falando do seu protagonista/narrador; a menos é claro que ela escute alguém;
  • O constante uso de "eu" pode ser entediante.
  • É difícil fazer um personagem soar como ele mesmo, de um jeito que não soe como você. Por exemplo, cada personagem deve ter uma voz única e isso é muito difícil de se alcançar em um POV em 1a pessoa.
  • É muito difícil conseguir um roteiro adjacente (uma subtrama envolvida) na trama principal.
Não se esqueça que, para melhorar as coisas, você pode usar diversos personagens para narrar a história, em partes diferentes, ou trocar o personagem narrador a cada capítulo. Eu não recomendo que você faça isso demais (pode alongar muito a história), ou com muitos personagens em demasia. Procure um equilíbrio da troca de pontos de vista, pois pode ser interessante para sua história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...