quarta-feira, 2 de abril de 2014

Personalidade dos Personagens


Aprendemos que um escritor é um artista que tem a habilidade de transformar ideias e textos somente com as palavras. Tudo se molda e se transforma com a sua marca pessoal de transmitir ideias. Tudo está no desenvolvimento.
Uma sinopse é como uma goma densa e dura que precisa ser trabalhada e esticada, tornando mais maleável e útil. Já o texto é uma pedra bruta, que precisa ser trabalhada e lapidada até tomar a forma perfeita do que quer transmitir. Quanto mais lapidada, melhor.
O que infelizmente vemos hoje em muitas obras são pedras brutas. Talvez na pressa de apresentar uma obra ou até mesmo preguiça de mergulhar demais e acabar se perdendo no enredo, uma obra acaba ficando pouco desenvolvida e com uma série de falhas, buracos e pontos rasos, fazendo a leitura passar rápida, sem emoção e com o autor pouco entretido no decorrer das páginas.
Um detalhe muito notável são os personagens. Eles precisam ter suas personalidades muito bem desenvolvidas. Não coloque na obra somente um personagem bom ou mal de referência. Mergulhe nas características. Porque o personagem é bom ou mal; quem é sua família; seus defeitos e qualidades; quais suas habilidades particulares; características físicas e observações; gostos pessoais pra roupa e alimentação;
entre outros detalhes. São coisas que sustentam a obra.
Assim como um laboratório de personagens para teatro e cinema, faça também um laboratório para os seus personagens. Sua obra se tornará muito mais interessante e você será um escritor especial.


Leo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...