quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Apátrida com Ana Paula Bergamasco #Resenha

Olá Pessoal,
Essa é a minha primeira postagem nesse blog e é com muito prazer que estreio essa coluna aqui no Clube dos Novos Autores.
Antes de falar do livro que escolhi para comentar com vocês hoje, deixe-me falar um pouquinho de mim e do porquê escolhi esse livro:
 Eu sou a Luana, tenho 3x(não conto, já basta o dígito da frente) anos, moro em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, funcionária pública, contadora e leitora desde que me conheço por gente( já fiz minha mãe passar muita vergonha quando pequena, já que eu resolvia ler tudo o que encontrava-se na rua, de placas a propagandas em voz alta.)
Sou uma das Meninas de Tinta do blog Mundo de Tinta e moderadora do grupo Literacional no facebook.Um grupo que tem a intenção de discutir, apoiar e divulgar a "nova" literatura nacional.(passa por lá, é divertido!).

Como eu já disse, sou leitora desde que me conheço. Na adolescência dava altos "pitis" do tipo: Como assim, nessa casa não tem nada(novo) para ler?? Mas mesmo assim, apesar do meu consumo literário ser maior do que a média anual nacional (como assim as pessoas só leem 04 livros incompletos por ano??) eu não era a leitora "enlouquecida" que sou hoje. Isso só começou em 2011 quando eu conheci o Skoob e nele um grupo chamado Livro Viajantes. 
O Livro Viajantes é um grupo formado por várias pessoas que resolveram compartilhar suas estantes (do jeito que aquele pessoal tem livro, seriam mais bibliotecas) emprestando seus livros para qualquer pessoa do Brasil. Uma ideia muito legal, que tem alto índice de sucesso e pouquíssimos problemas.
E foi por meio desse grupo que consegui ler Apátrida, o livro que escolhi para essa nossa primeira conversa. Na verdade, esse livro foi o meu primeiro "LV". A própria autora o disponibilizou e doou o livro para o grupo, para que esteja a disposição de quem quiser lê-lo.
Agora que vocês já me conhecem e já sabem como eu conheci o livro que escolhi, vamos ao livro, afinal?

Título: Apátrida
Autor: Ana Paula Bergamasco
Edição: 1
 Editora: Todas as falas
ISBN: 9788599721148
Ano: 2010
Páginas: 338

Sinopse:

"Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições."

Apátrida foi escrito pela autora Ana Paula Bergamasco e lançado em 2010 pela Editora Todas as Falas. Foi ganhador do prêmio Codex de Ouro em 2011 na categoria melhor drama.
Possui 338 páginas divido em 59 capítulos que abordam o passado e presente da personagem principal Irena e suas relações. A diagramação é em papel branco com letras pequenas e a capa é feita de papel cartão em preto e branco apenas com um toque de cor - capa mole ou softcover - com badanas (orelhas). O título é gravado em letras prateadas e possui três subtítulos.
Apátrida nos traz a história da vida de Irena desde o seu nascimento em Lublin na Polônia até a publicação de sua biografia no Brasil, descrevendo toda a cena da 2ª guerra mundial. Começando com a invasão da Polônia pelos russos até libertação pelo exército americano.
Descrever Apátrida, sem cair no comum, é uma tarefa muito difícil, mas de toda a maneira é impossível qualquer descrição que não use as palavras lindo, emocionante.
Confesso: Quando interessei-me pelo livro, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, que é de uma fotografia ímpar, e o seus subtítulos - vários destinos, uma guerra, uma paixão- logo depois, descobri que a guerra ao qual o livro se referia era a 2ª guerra mundial, um tema que, por qualquer ângulo, sempre proporciona grandes leituras. 
Depois vieram as resenhas positivas e a descoberta que era um livro nacional.
 Enlouqueci, queria ler o livro de qualquer maneira, tentei comprá-lo nas grandes livrarias e descobri que ele não estava disponível. Quis trocar pelo skoob e não encontrei quem o quisesse trocá-lo. Até que descobri que ele estava disponível no grupo Livros Viajantes, disponibilizado pela própria autora e administrado pelos seus membros (mais uma vez obrigada Ana Paula e Rafael pela oportunidade). Inscrevi - me na fila de espera do livro até sem esperanças, pois tinha muitas pessoas também interessadas. Por um golpe de sorte, o livro veio parar em minhas mãos. 
De qualquer maneira, pensava eu que Apátrida abordaria um romance entre um casal, durante a 2ª guerra mundial, e que no final o amor venceria. Ledo engano, Apátrida não é isso, não só isso, é um texto profundo e emocionante com embasamento histórico perfeito da vida de uma sobrevivente em meio aos caos causado pela disputa de poder entre nações.
 Um livro com uma narrativa única, que não vem sendo apresentado de forma morna até atingir o clímax, em Apátrida todo capítulo tem seu clímax, todo capítulo emociona.
Neste livro, não há mocinhos e vilões, há uma situação, há uma luta pela vida, e essa luta é quem dita o comportamento das pessoas, tornando-as tão reais que você consegue sentir as alegrias e tristezas de Irena e de sua família, seus amigos e até de seus algozes, suas lutas e seus motivos, suas vidas.
A carga dramática do livro é intensa, (prepare os lenços de papel) sem ser piegas, mas real. 
Peguei-me desejando que o livro acabasse, não por não gostar da história, mas achando que todo a emoção me transmitida pelas personagens fosse se extinguir ao findá-lo. 
Nesse momento, me enganei mais uma vez, ao fim do livro, continuei a sentir toda a emoção de Irena e me peguei revivendo algumas cenas. Tive uma ressaca literária, e por alguns dias não consegui me ater a nenhuma outra leitura. Hoje, mesmo passado muito tempo em que terminei a  leitura, enquanto escrevo essa resenha, torno a reviver cenas e sentimentos gerados pelo livro.
Para mim, Apátrida é sério candidato a best-seller, ou melhor, candidato a clássico, e tenho certeza que bem traduzido, daria um filme digno de Oscar.
Poderia eu aqui citar a passagem mais impressionante do texto, mas não consegui escolher. Então deixo uma fala de Irena que traduza um pouco dessa minha resenha:
“-A senhora há de convir que este sofrimento veio em decorrência do povo alemão. Foi ele quem produziu este fracasso e gerou essa matança . A ele deve ser atribuído o resultado, E, o que se espera, portanto, é que a senhora tenha mágoa dessas pessoas...
-Quanto a sua afirmação, não tenho nada contra os alemães. Aliás, nós Poloneses poderíamos ter dissabores piores contra os Russos. Todavia, a sua conclusão foi direcionada, povo. Entendo-o como o conjunto de seres humanos, pessoas iguais a mim que por algum motivo, é considerado alemão, russo ou brasileiro. O governo desses Estados, as pessoas que os compunham e aqueles que seguiam seus ideais fizeram-me sofrer muito. As suas atitudes custaram lágrimas, sangue e dor. Contudo, muitos daqueles que compunham o povo me ajudaram.
-Não, meu senhor, não tenho nada contra nação alguma... ”. (Prólogo, 1ª página)
Essa é Irena, Apátrida é sua vida.
Recomendo o livro a todos aqueles que gostem de sentir "na pele" toda a emoção que um livro pode proporcionar e que goste de ter algumas histórias para contar.
Apátrida é o primeiro livro de Ana Paula Bergamasco, Advogada e professora, Paulista. João e maria, o segundo, em parceira com Marcos Bulzara.
Caso você tenha interesse em adquirir o livro, ele está a venda no site da autora.

Bom, esse foi o nosso primeiro encontro e eu espero que vocês tenham gostado.
Toda primeira e terceira quartas-feiras do mês, espero vocês por aqui.
Um beijo,
Leitora compulsiva e apreciadora de boas histórias.






Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Um comentário:

Ana Paula Bergamasco disse...

Ola, tudo bem? Fiquei muito feliz com sua resenha e com oq eu escreveu sobre o livro. É gratificante esta resposta. Abs,

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...