Quando
decidimos escrever profissionalmente, devemos compreender que o que iremos gastar
vai muito além do tempo e dedicação. Precisamos estudar, nos especializar, colher
informações, trocar conhecimento com outros profissionais, entre outras coisas necessárias
para fazer com que o nosso acervo textual ganhe boa atenção dos futuros leitores.
O
montante de obras e textos que você produz precisam ser registrados para
preservar sua autenticidade. Isso leva um custo para impressão, encadernação e
envio na Biblioteca Nacional. Seus textos também precisam depois passar por uma
revisão profissional que pode ser feito por um professor, revisor ou até por
você mesmo, se estiver preparado e seguro.
A
não ser que você saiba fazer serviços gráficos, você também terá que pagar um profissional
para diagramar e fazer as artes gráficas de seus livros, e também os registros
de ISBN, Ficha Catalográfica e Código de Barras, que também podem ser feitos na
gráfica. Enfim, tudo isso envolve profissionais dedicados.
E
depois do livro pronto, você precisa correr atrás da divulgação, que pode ser
feita com um publicitário, um jornalista ou por você mesmo, cuidando e administrando
todo o processo de apresentação, inserção e divulgação de sua biografia,
trabalho e acervo literário.
Acredite
em seu trabalho e faça valer todo o seu esforço quando for convidado para fazer
qualquer serviço literário de graça.
Leo Vieira
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