quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

[RESENHA] VIDA ORGANIZADA - THAIS GODINHO


Olá, Clube!

Tudo bom com vocês? Comigo está tudo ótimo, embora janeiro tenha sido um mês cheio de trabalho, agora sou toda de vocês. E vamos a uma resenha própria para começo de ano (já sei, estamos em fevereiro, mas diz o ditado que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, então estamos adiantados, kkkkkkkk)

Quando fui a Bienal do Livro de São Paulo no ano passado, e estava no estande da Editora Gente fiquei sabendo que haveria uma palestra com uma autora, que estava lançando um livro sobre organização. 

Achei o tema muito interessante (principalmente para mim que por mais que arrume nunca consigo encontrar as coisas). A palestrante era a Thais Godinho do Blog Vida Organizada. Além de escritora, a Thais também é blogueira e organizadora profissional.


A palestra foi muito boa e a Thais é uma simpatia de pessoa. Gostei tanto da apresentação  que resolvi comprar o livro. Mas como tantos outros livros vindos da Bienal, esse acabou ficando para a lista do “depois eu leio”. E o depois não chegou.



Este ano decidi fazer várias mudanças na minha vida. A começar por deixar tudo organizado. E, diga-se de passagem, arrumação nem sempre é sinônimo de organização.


Então, peguei o livro Vida Organizada e comecei a lê-lo. Jamais imaginei que iria me apaixonar por organização, mas foi o que a Thais fez comigo. 

“Se você já tentou se organizar, mas não obteve sucesso, este livro é para você. Se você frequentemente se sente sufocado com o excesso de informação que chega pela internet, pelo e-mail ou pelo celular todos os dias, este livro é para você. Se você vive adiando projetos importantes ou deixando de correr atrás dos seus sonhos porque a vida é uma correria tremenda , já deve ter adivinhado: este livro é para você.”

O que a Thais explica é que ser organizado não é uma mágica que acontece de uma hora para outra,  afinal sua vida não virou um caos da noite para o dia. 


Organizar tem de se tornar um hábito, que deve ser reforçado todos os dias e, principalmente, você tem que entender que não vai conseguir por tudo em ordem de uma vez. Além de definir quais são as prioridades na sua vida.

“Organização tem a ver com funcionalidade, não com beleza, aparência, limpeza, arrumação. Ser organizado é criar sistemas que facilitem o dia a dia.”

Não é fácil, mas pode ser feito. Com planejamento e algumas ferramentas para nos auxiliar, podemos colocar nossa vida em ordem. 

Desde que li o livro, comecei a aplicar os conceitos na minha vida como um todo e estou adorando. Atividades que só estavam na minha lista de “quando der tempo eu faço” passaram para a programação semanal.

Fiquei extremamente curiosa para conhecer o método GTD (Getting Thing Done, "fazendo as coisas acontecerem") que a Thais usa. Vou procurar mais livros sobre o assunto. Mas, por enquanto, as dicas da Thais já estão me ajudando muito.

O livro também tem espaços para você fazer seus próprios projetos, listas e começar a "destralhar" sua vida. Assim, além de ler os conceitos também refletimos sobre eles. 

Este será meu manual para 2015. Pois quero ter minha vida organizada para poder realizar meus projetos.



Leia mais resenhas no Blog Clã das Sombras

Bjs  e boas leituras!!!

Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...