segunda-feira, 11 de maio de 2015

Aprovação de Originais




Olá,

Trabalho na área editorial desde 2008, e percebo que minha lista de detalhes e curiosidades em relação a este quesito, tem aumentado, pois a cada dia me deparo com uma nova situação.

Por que meu original é rejeitado?

Esta pergunta tem uma resposta dolorosa de se ouvir, mesmo porque, o escritor quando decide escrever um livro, cria um elo emocional muito grande com este, e isso tem duas faces:
  1. O escritor realmente deve se conscientizar de que escreve porque ama escrever, e seu motivo maior para estar diante de um texto, não deve ser outro. Mas não tente fazer do seu livro sua marca de identidade. Seu livro será um produto se tiver intenção de levá-lo para o mercado. Desde cedo precisará encarar os fatos com maturidade.
  2. Cuidado com o excesso de, digamos, apego à obra, pois o que você sente ou acha sobre ela, pode não corresponder ao que o examinador de seu texto achou no momento da análise.
Solução: Escreva com amor, mas saiba que você está escrevendo para outra pessoa, e não apenas para você. Hoje em dia os leitores são bem mais críticos devido a quantidade de livros que entram no mercado e este precisa se tornar - seletivo. De repente, ao se deparar com esta constância, percebe-se que fica realmente em evidência aquele título que está devidamente pronto, independente do tamanho emocional que o escritor tenha por sua obra.

Algumas das hipóteses que levam seu original ser rejeitado:

  1. Seu livro tem uma boa ideia, mas está mal formulada, o que você precisa é de um profissional competente que o leia com o olhar crítico e aponte todas as falhas e deficiências do texto ou criatividade. Chamamos este profissional de COPIDESQUE. Este leitor crítico e especializado será o grande responsável por sua obra estar pronta para ser apresentada a uma editora. Caso necessite de algum, procure AQUI.
  2. Seu livro é grandeeeeee demais! Sim, você foi aconselhado a enxugá-lo mas tem medo de modificar o sentido da obra. Não tenha medo se estiver acompanhado por um COPIDESQUE. Editoras, mesmo as grandes, não apostam em livros de iniciantes com mais de 300 páginas em 16 x 23. Por quê? - simples - fazer um livro é caro para qualquer um. Distribuir este livro é mais caro ainda. Se teu livro estiver com um orçamento muito elevado, mesmo que seja bom, ou você contrata um copidesque para diminuí-lo ou perderá a publicação e a chance de mostrar sua literatura. Acredite... Um livro grande de novo autor nacional não é bem aceito, nem pelos leitores que irão reclamar no momento de comprá-lo por mais de R$ 30,00 + frete, sendo que podem encontrar um livro estrangeiro  por R$ 19,00. Conselho - não concorra em desvantagem! aí você vai dizer: Ah, ,mas eu não sei escrever amarrado a um número de páginas. Neste caso, ou você desenvolve este aprendizado ou contrate o profissional para fazê-lo por você.
  3. Problemas no ritmo - o autor divaga demais e algumas cenas parecem intermináveis ou se tornam confusas nos momentos mais interessantes da história. Outro problema de ritmo é quando o meio da história está demorando demais para atingir o final.
  4. A falta de dramatização - quando isso falta o autor passa a falar demais sobre o mesmo assunto, como se isso fosse o suficiente para convencer, e não convence, ao contrário, cansa e se torna taxativo, enjoativo, frustrante, pois quem está do outro lado espera sempre o melhor para gastar seu tempo. Caso este livro não prenda através da expressão dramática ou emocional, ele será o título chato, e às vezes muitos leitores abandonam a obra por falta de motivação para continuar a leitura que não transmite nada, apenas taxa e taxa coisas que já repetiu mil e uma vez.
  5. A famosa enrolação e encheção de linguiça. Vamos combinar, caro escritor. Se você não tiver um conhecimento amplo e prévio sobre o assunto, se não estudou, pesquisou e sentiu tudo que pensa transmitir, não o faça. Querer ser escritor é diferente de ser. Quem é já nasceu com a encantado pelas letras, absorve e assopra os sentimentos dos personagens para a alma do leitor, mas se você não nasceu com esta habilidade expressiva e sensível, antes de procurar qualquer profissional, estude, pesquise, escreva à parte tudo que espera e deseja deste livro. Monte a construção psíquica e característica de cada personagem, envolva-se com a tua história. Depois procure um copidesque para colocar a devida estrutura no texto. 
  6. Descrever ambientes, locais e épocas que você não conhece, costumes que não viveu requer estudos, estudos e estudos. E cuidado para seu texto não ficar oco e vazio. O leitor não é bobo, ele saberá quando o autor não sabe sobre o que está falando. Escreva somente sobre o que conhece, não queira ser o experimentador literário, isso não funciona.
  7. A falta de curiosidade do leitor para virar a página - faltou o mistério. Todo livro, independente de qual gênero trata deve haver um mistério para desenrolar a trama. Aqui está a chave do sucesso. Um livro sem nada a dizer, sem nada a instigar é algo não atrativo para se comprar ou apostar nele. Na primeira resenha dizendo que ele é previsível, pronto, todo mundo descobrirá que a obra não tem o que oferecer. Porque o leitor gosta de sentir emoção, catarse, euforia, medo, raiva, amor, paixão, e acima de tudo, curiosidade para saber o que irá acontecer mais adiante.
  8. O livro estava lindo até... chegar o final dele. Então né... O final do livro é a cereja do bolo, caro autor. É aqui que o senhor deve construir mais opções de finais que irá estudar e escolher o mais aprimorado, o mais amarrado, o mais... emocionante. Se seu livro for uma série, não se engane, até mesmo as séries devem ter um final com um gancho para o próximo livro, mas com uma forte carga emocional que dê vontade de comprar o próximo. De qualquer modo, todo livro deve ter um bom desfecho, sem pontas soltas, e se for volume único, com todas os mistérios solucionados de modo CONVINCENTE. Para tanto, procure um copidesque. 
  9. Não crie problemas ou perjure a editora anterior onde estava, caso tenha estado em alguma. Editoras andam lado a lado com o marketing e uma com as outras, buscando até informações sobre o autor na casa editorial anterior. Autores que falam pelos cotovelos nas redes sociais, sem postura profissional não serão bons parceiros para tratarem com empresas editoriais, pois suas atitudes serão avaliadas juntamente com seu livro. Não tem como contratar a obra e descartar o autor. Faz parte do pacote. Desde já, adote uma postura profissional, e saiba que desde já você será uma figura pública. Empresas não arriscam contratar com pessoas levianas e difamadoras, caso algo não tenha saído exatamente como este autor quis/imaginou em relação a sua publicação. Pense sobre isso.

Não se engane, e não acredite em conto de fadas. Todo mundo que alcançou hoje uma colocação no mercado precisou investir em sua obra em algum momento de sua vida. Não acredite em milagres, eles não existem no mercado. O mercado não se trata de uma arte, é um negócio e a porta aberta para a  concorrência. Muitas vezes ele será cruel, e se você realmente deseja realizar sonhos, terá de se adequar.


Caso deseja conhecer meu trabalho como assessora literária profissional, envie um email para:
adrianavargas.ocadv@gmail.com


® Adriana Vargas - Direitos Reservados 


® Adriana Vargas - Direitos Reservados 




Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...