Perfil do Facebook:
É
altamente recomendado que o autor tenha redes sociais separadas do seu trabalho
como escritor, uma vez que estas funcionarão como cartão de visita para seu
público. Chamamos este perfil, de perfil oficial ou profissional.
No
Facebook, onde ocorre o maior fluxo de postagens por parte de usuários,
principalmente no que tange sobre acontecimentos diários, é recomendável que
não se poste nada muito além do que esteja ocorrendo em sua vida literária, e
mesmo dentro deste aspecto, há algumas ressalvas. P.ex., deve-se evitar
desabafos pessoais ou que atinja sua carreira como escritor. Ou seja, evite
temas polêmicos como política, religião, raciais ou temas que causam grande
repercussão na vida literária, como discussões que concorrem a desafetos ou
ofensas pessoais. O leitor está o tempo todo de olho em seu trabalho,
principalmente se você é um autor iniciante, que precisa formar uma imagem mental
do leitor acerca de seu trabalho como um todo, ou até mesmo de sua imagem como
pessoa comum. Deixe esses assuntos para serem tratados em um perfil pessoal,
que não tenha seu público como amigo.
Quem
adicionar no perfil profissional?
Leitores
em potencial, principalmente os que gostam do estilo e gênero literário que sua
obra se encontra.
Interação
com os leitores neste perfil:
É
importante que todos os dias tenham um tempo para postagens de frases,
cumprimentos ou outros referentes à literatura. Neste espaço você irá
desenvolver seu relacionamento com seu leitor. Quem decide o quão estreito isso
se dará será seu tempo e dedicação para que isso aconteça.
É
recomendado:
-
Que ao adicionar leitores, chame-os no privado para lhe dar boas-vindas, e não
apresente seu livro logo de início ou supetão, isso é um trabalho de conquista.
-
Cumprimente todos os dias, de modo geral, com postagens de interação ou
cumprimentos. Não poste mais de cinco vezes ao dia.
-
Adicione cada leitor do perfil à sua página.
-
Não adicione fake.
- Saiba sair de situações e mensagens afrontosas ou evasivas em seu privado. Nunca perca a postura ou ofenda alguém.
Páginas
As
páginas servem para uma divulgação de forma mais ampla, enquanto o perfil
acolhe e ajuda a trazer leitores para sua page. Neste espaço você pode postar
textos mais complexos, quotes maiores, textos, informações sobre seus novos
lançamentos.
Recomenda-se:
-
Que não crie uma página para cada livro, pois é difícil a administração.
-
Que não polua sua page com imagens que não sejam sobre seu livro, nem
compartilhe muitos links. O ideal seria uma postagem inédita.
-
Não poste nenhum tipo de assunto que não esteja relacionado ao seu trabalho
como escritor.
-
Atualize sempre que puder seu álbum de fotos, principalmente fotos com seus
leitores.
-
Realizar promoções e sorteios pela ferramenta – sorteia-me do Facebook.
-
Se houver necessidade poderá abrir uma loja particular que fica disponível como
ferramenta do Facebook. A mais conhecida é a Facileme.
-
Atualize os botões de compra e ferramentas assim como as informações.
-
O melhor número de público para uma page é acima de 3 mil.
-
Não patrocine ou impulsione pelo Facebook, para encontrar pessoas para curtirem
sua page, esta ferramenta não funciona adequadamente.
A busca pelo público
Este
é um passo muito importante, pois devemos manter o aumento deste público de
modo gradativo e contínuo, lembrando que seu maior fluxo hoje poderá ser
encontrado bem perto de você - nas redes sociais.
Para tanto, há necessidade de:
-
dedicação
-
tempo mínimo de seu dia para o desempenho diário
-
confiança em seu trabalho
-
interação
-
manutenção
-
e o local certo
Para
encontrar o público alvo de sua obra, não há muita complexidade, mas você terá
que encontrar tempo, pois é um trabalho que não se conclui da noite para o dia,
e sempre você terá que estar fazendo novamente, pois todos os dias surgem novos
leitores, e seu foco deve ser sempre no aumento deste público.
Primeiramente, após construir seu perfil profissional e ter sua page oficial, o autor deve procurar por grupos ou páginas no Facebook, que possuem grande número de membros, e neste grupo, encontrar postagens que tenham ligação com o assunto que você escreve ou livros que se assemelham no tema. Dê preferência para grupos sérios, que não possuem muito fluxo de divulgação com link de vendas, e sim, de indicação de leitura.
Como selecionar seu
público alvo
Obs: este processo é lento e gradativo. Mas têm resultados com todos que tentaram. Vai depender muito de seu desempenho, apatia e dedicação.
Passo
a passo:
1- defina bem o gênero do seu livro, se tem alguma dúvida, tente comparar a obra com outras já escritas e que foram bem sucedidas no mercado. Pesquise no Google ou Skoob para descobrir livros que possuem a mesma temática que o seu.
2
- existem grupos ou páginas no Facebook que possuem um público alvo bem
definido. Vou passar algumas dicas, e você já pode pesquisar, e pedir solicitação
de entrada. Seu trabalho começará lá.
2.A
- você irá criar um perfil somente para este fim, que não contenha amigos ou
familiares. Deixe somente para seus novos leitores. Chamamos isso de perfil
profissional. Neste perfil haverá somente postagens sobre seu livro e frases de
interação sobre literatura.
2.B
- Você irá entrar na página ou no grupo, procurar a postagem com livros de
temática semelhante ao seu, olhar nas curtidas e comentários, e adicionar o
leitor.
2.C
- após adicionar o leitor aceitar, você o chamará no pv, e irá se apresentar,
falar sobre seu trabalho, sem intenção de empurrar livros. De tempo em tempos
fará sorteio neste perfil, de kits, marcadores de seus livros, ou até de um
lançamento, isso ajuda na fidelização de leitores.
2.D
- um tempo depois, adicionar esses leitores a sua página profissional.
Após encontrar a postagem ideal, que será aquela com correlação com seu livro, você irá solicitar a amizade de pessoas que curtiram a postagem. Assim que a pessoa aceitar, terá que chama-la e se apresentar, dando boas-vindas. Depois poderá convidar esta pessoa para curtir sua página.
Outro
método para construir público informado e atualizado quanto as suas novidades é
conseguir uma lista de e-mails e enviar mailing com suas novidades a cada 15 ou
30 dias. Esta lista você consegue com o tempo, a cada e-mail recebido, venda
realizada ou sorteio realizado em sua page cujas regras você poderá pedir o
e-mail do participante.
Autores
que já consolidaram um público poderão enviar para os endereços de livros já
vendidos, cadastrados, cartas de próprio punho com marcadores, para avisar
sobre cada lançamento.
Grupos
no Facebook ou no WhatsApp:
Só
abra grupos de leitores para seus livros quando houver um público já formado.
Postagens:
Não
repita postagens, inove sempre. Não se limite apenas a sinopse e capa. Não
escreva muito nos banners. Use frases de efeito. Sempre que fizer alguma
citação de frase que não seja do seu livro ou de sua autoria, coloque a
autoria. O único texto grande que é recomendado são as degustações, mas isso
deve ser colocado no início da postagem como um anúncio. Não poste em grupos
que não sejam relacionados ao gênero de seu livro ou público. Ao postar em
grupos, não apenas poste, mas participe do grupo, comente postagens dos
administradores, seja notável.
Poste
todos os dias em seu perfil, um bom dia ou alguma frase literária.
Poste
todos os dias em seu perfil, algum banner da assessoria com sinopse ou uma
chamada do livro.
Brindes:
É
essencial para a venda do seu livro. Seja criativo, inove e entre no tema do
livro. Forme um kit da obra, para oferecer o algo a mais para seu leitor, e não
apenas o marcador de papel que deve ser obrigatório.
Exemplos
de brindes que você pode montar um combo: marcadores de papel, marcador
artesanal, não perturbe personalizado ao seu livro (de fixar na porta), ecobag,
chaveiros, bottons, imã de geladeira, canecas, porta trecos personalizado ao
seu livro, bloco de notas, canetas, capa de celular,
Investimentos:
Infelizmente estamos em tempos de crise financeira nacional, mas mesmo neste momento precisamos fazer o algo a mais para deixar em evidência tanto o seu nome quanto o seu título. Impulsões no Facebook com público delimitado, anúncios na mesma rede social ou no Google ou Skoob são bem-vindos e com ótimos resultados. Construção de um site profissional também. Participação em eventos e feiras é essencial, pois é o momento em que o autor mais vende o livro, pois estará de frente ao leitor, em contato direto. É essencial que o autor sempre tenha em mãos, exemplares em seu estoque, no mínimo dez. Lembrando que as ferramentas do Instagram são muito boas para quem está engajado nas redes sociais e não possui muito recurso financeiro para investir.
Instagram:
Para a melhor utilização do IG é necessário que o autor curta o maior número de postagem relacionada às suas hastags utilizadas, isso facilitará que o leitor retribua a curtida e o siga, sem necessidade de você estar seguindo todo mundo relacionado à literatura. Ao contrário do que se parece, para melhores resultados no IG, o autor não pode estar seguindo muita gente, e sim, ter mais seguidores do que seguir pessoas. O mínimo de curtidas para se alcançar este resultado é 30 por dia.
Twitter:
Uma rede um pouca esquecida, mas com grande número de fieis seguidores, porém, o autor não pode postar apenas uma vez por dia e não postar mais nada. Ele deve postar no mínimo vezes por dia, postagens variadas.
Parceria
com blogs:
Muito cuidado com este aspecto, pois o que mais acontece é você encontrar papa-livros, que colecionam na estante e não divulgam sua obra, sequer a lê. Faça uma pesquisa, entre nos blogs, conheça a linha literária que ele resenha e faça um projeto para parceria. Não seja parceiro do primeiro que aparecer, e nem tenha mais do que 20, pois os custos para esta finalidade são muito altos, e se os parceiros não mantiver o senso de cooperação você irá se frustrar.
Mande
cartas de novidades ou mailing para seus leitores:
Primeiramente, toda vez
que vender diretamente para seu leitor, atualize sua lista de leitores com
endereço completo, Whatsaap ou e-mail. Para quê? Justamente para que ele fique
por dentro de suas novidades. Uma forma muito próxima e carinhosa é a
utilização de cartas com papel timbrado e marcador de papel, tenha certeza de
que será lembrado. Através do Messenger, só envie as novidades para quem
realmente você mantem contato por esta rede social, pois não é recomendado
enviar spams. Você pode também enviar pelo correio, catálogo com um release do
seu livro, ou um breve resumo com ilustrações e textos divertidos. O mailing é
bastante prático, desde que você tenha certeza de que seu leitor está ciente de
que enviará a ele novidades por e-mail, pois geralmente as pessoas não gostam
de receber spams.
Promova eventos literários - socializar é
o segredo!
O meio mais eficaz para
esta promoção é através de parceria com blogs no local onde se dará o evento.
Não adianta você realizar um evento em um local onde não conheça ninguém, e
fique apenas contanto com a sorte de aparecer alguém, porque divulgou apenas no
Facebook ou suas redes sociais. Um jeito eficaz é:
·
Trabalhar com listas de leitores,
sempre, separando-os por cidade para poder saber onde tem mais chances de
comparecer um número maior de pessoas.
·
Fazer parceria com blogs neste local, e
convidá-los para estarem lá, oferecendo um combo com brindes e sorteando alguns
exemplares.
·
Enviar convite via correio para
familiares e amigos, e se informar se no local não há uma pré-divulgação do
evento na agenda deles através de e-mails.
·
Ir a escolas e pedir licença para
convidar as pessoas a comparecerem, sorteando no local, marcadores, e levando
folders ou folhetos com informações sobre o evento.
·
Procurar os meios de comunicação locais,
como jornais, revistas, tevês e rádios, e se informar como participar de alguma
entrevista com intuito de divulgação do seu evento.
Participação em bienais – quem não é
visto não é lembrado!
O fato de você ter
publicado um livro não significa quase nada no mercado literário, pois precisa
acompanhar as novidades, e o mais importante, fazer parte delas. Lembra-se, você
é um escritor profissional, e precisa estar onde tudo acontece. As bienais
estão aí para provar ao escritor que não existe uma oportunidade maior de
vendas do seu livro, e ser reconhecido depois do evento em qualquer lugar ou
situação onde estiver seu livro, aos autores que participarem efetivamente, ou
seja, estando presente no estande onde se encontra seu livro em exposição.
Precisa ir o maior dia de números que puder, levar consigo um kit ou combo para
oferecer de brinde ao leitor, marcadores
e decorar as melhores informações para seu livro. Este é um momento de vendas
sim, sobretudo, é um momento de proximidade, de prazer e muitas realizações
junto ao público que você passou um tempo em contato apenas pela internet.
Enfim, é o seu momento único de brilhar. Não é fácil participar todos os anos,
mas é importante que se dedique para este fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!