segunda-feira, 5 de outubro de 2009



Para começar trago um texto construtivo, que nos ajuda a refletir sobre a vida, por coincidência ou não, o titulo do texto é o mesmo da coluna e, foi escrito por Gustavo Pestana.


    *********************************************************************
Riscos e Rabiscos                                *********************************************************************


A infância é uma das mais belas fases da vida do ser humano, nela existem experiências únicas, as quais constituem o caráter de uma pessoa. Os poetas, filósofos, cientistas e tantos outros estudiosos, concordam com o pensamento: A infância é bela.
Uma cena a qual pode ser observada em crianças pequenas é a exploração do mundo mediante os desenhos que elas produzem. Os desenhos começam em folhas de papel e terminam nas paredes da casa. As mães e os pais quando percebem este fato, ora riem, ora gritam com as crianças. Meu ques-tionamento é: Se os pais desenhassem com seus filhos eles fariam isso? Se eles tivessem um guia isso aconteceria?
Você pode não ser uma criança de 3, 4, 5 ou 6 anos, todavia ainda “tem um lápis em sua mão”. Este lápis você utiliza no seu cotidiano para escrever a sua história de vida. O papel pra você expressar seus sentimentos, já não é mais o de celulose, mas o papel que é confeccionado com a vida de outras pessoas. Todos os dias você risca, escreve, registra a sua marca na vida de uma pessoa e na própria vida também. Algumas pessoas podem riscar coisas ruins em nossas vidas, como tristeza, desprezo, palavras más e ações que não nos fará felizes. Já outras registram em nossas vidas expressões de amor, cuidado, carinho, esperança e outros bons sentimentos e ações. Essas marcas podem ser boas ou ruins, o grande problema é que não há borracha para apagar as marcas em nossas vidas. O que há é uma nova história de vida caso você queira.
Você pode escolher escrever a sua vida como uma criança independente do PAI (no seu caso e no meu Deus) ou esperar que ele segure a sua mão e lhe ajude a escrever. Deus tem projetos de vida pra mim e pra você, mas muitas vezes nós não permitimos que Ele nos ajude a executá-los. A nossa ansiedade nos cega e só conseguimos perceber a possibilidade a qual nós achamos ser a mais corre-ta, e normalmente a única solução para um fato que nos aflige.
Pergunte ao Pai qual é a direção do risco, onde você deve riscar e quem pode permitir riscar você, não se permita por toda a vida ser riscado (a) por pessoas que não querem o seu bem e que estejam fora dos planos do arquiteto celeste, e cuidado ao riscar a vida alheia, pois os rabiscos não saem da folha da vida.

Uma nova história Deus tem pra você!

Para conferir o texto no blog do Gusmão acesse:

http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2010/09/11/riscos-e-rabiscos
                      
             
                  ****************************************************************

Espero que tenham gostado desse texto tanto quanto eu, ás vezes precisamos ouvir algumas pala-vras que nos façam enfrentar a vida, por isso o escolhi. Tem momentos que fico pedindo a Deus para me dar uma luz e, pra falar a verdade nunca vejo nada, pelo menos não tão claro quanto gos-taria, o fato é que sempre vamos ter problemas o importante é não deixa-los nos abater. 
Na maioria das vezes pedimos tantas coisas a Deus, que não enxergamos o que está acontecendo ao nosso redor, por isso resolvi postar o anúncio do concurso literário, da Biblioteca Nacional.  Quem sabe não está aí a sua chance de brilhar no Universo Literário. Grandes escritores foram descobertos através de concursos, acredite, você pode ser o próximo.

                
                  ***************************************************************
Biblioteca Nacional - Inscrições Abertas 
****************************************************************


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional 2011. Até o dia 24 de outubro, os escritores interessados registram suas obras de acordo com a sua categoria, dividi-das em oito opções: Poesia, Romance, Conto, Ensaio Literário, Ensaio Social, Tradução, Projeto Grá-fico e Literatura Infantil e Juvenil (segue abaixo as descrições das categorias). Cada autor só pode concorrer em uma categoria e no máximo com três títulos. Caso a obra tenha mais de um autor a-penas um deles poderá fazer a inscrição.
O prêmio, realizado desde 1997 pela Fundação Biblioteca Nacional, é uma forma de reconhecer e apoiar não apenas os melhores livros brasileiros, mas sim aqueles que motivam e engrandecem a literatura nacional. Além das placas comemorativas, cada categoria premia a obra vencedora em 12.500 reais.
Para concorrer, o livro deve ser inédito (1ª edição), publicado em português e no Brasil entre 1º de setembro de 2010 e 31 de agosto de 2011. É obrigatório estar em dia com a Lei do Depósito Legal (Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004) e possuir número de ISBN (International Standard Book Number). Não existe nenhuma taxa de inscrição.
Clique aqui para acessar o edital. Informações também pelo telefone (21) 2220-2057 e/ou pelo e-mail cgll@bn.br.

Descrição das Categorias
Romance: Narrativa ficcional longa.
Conto: Narrativa ficcional curta.
Poesia: Expressão textual lírica que utiliza efeitos lingüísticos sonoros, rítmicos e harmônicos, escri-tos em prosa ou verso. Atividade criativa da linguagem, com base em recursos sintáticos, vocabula-res e gramaticais.
Ensaio literário: Textos que apresentam idéias e reflexões a respeito de teoria, interpretação e crítica literária.
Ensaio social: Textos que apresentam idéias e reflexões a respeito de um tema, como História, Filo-sofia, Ciências Sociais, Política, Sociologia e Antropologia.
Tradução: Obras literárias (romance, conto, poesia, crônicas) traduzidas de outros idiomas para o português do Brasil.
Projeto gráfico: Conjunto da criação e disposição de elementos gráficos e textuais no livro – capa, tipologia, arte, fotos, imagens, cores, formas, texto, diagramação, papel e impressão.
Literatura Infantil e Juvenil: Obras de conteúdo ficcional, podendo ou não conter elementos de não-ficção, que abordam temas e assuntos destinados ao público infantil e juvenil.

                         
                                        ****************************************************************

                                                                                     Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...