sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tempo é tudo

Esse é um texto que fiz para o meu trabalho.
Sou redatora de uma agência de comunicação, e o desafio para os criativos nesse trabalho foi pensar algo para um outdoor que explicasse tanto a importância quanto sua função. Acho que ao final dele dá para entender exatamente o resultado :D


Tempo é tudo. Tempo no mundo da propaganda é absolutamente essencial. O tempo bem utilizado é que mostrará a eficiência do que queremos propagar, que garantirá um trabalho bem feito e um cliente contente com seus resultados. Os tempos em propagandas variam, se adaptam, se moldam ao tipo de mídia que precisam preencher. Se o espaço de veiculação utilizado é a televisão podemos esbanjar um pouco mais em ideias e palavras, que podem ser compostas e somadas por imagens e ações. Se tivermos um espaço em um jornal impresso ou em uma revista, precisamos antes de tudo ter algo que prenda a atenção dos leitores para que eles não virem a página antes de absorver a informação que está sendo passada. Se o nosso espaço é um outdoor, visibilidade é fundamental e a informação precisa ser um impacto, afinal, passou já viu. A impressão desse impacto é o que fica no cliente em potencial. Ela deve ser clara, direta e ainda cativar. Trata-se de um recurso eficiente utilizado a mais tempo do que se pode imaginar. A ideia de se espalhar uma informação através de painéis já era algo presente na Antiga Mesopotâmia, usando relevos em pedras talhadas. O exemplo mais famoso e que tem importância histórica é a Inscrição de Behistun, tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Praticamente um monumento, o painel tem cerca de 15m de altura por 25m de largura, e está a 100m do chão em uma falésia à beira de uma antiga estrada que ligava as capitais da Babilônia e do império dos Medas. A mensagem escrita em três idiomas (persa antigo, elamita e babilônico) contém uma declaração do rei Dario I, contando sobre a história da sua ascensão ao poder diante do usurpador Smerdis da Pérsia. Dessa forma, os viajantes que passavam pela estrada, um importante caminho de ligação daquela época, levavam a mensagem para onde iam, e com isso divulgavam os feitos do rei e aumentavam a sua fama. Além do texto em persa antigo com 414 linhas em cinco colunas, o texto em elamita em 593 linhas em oito colunas e o texto babilônico em 112 linhas, o painel conta com a ilustração em baixo-relevo de Dario em tamanho real, dois servos e 10 figuras de um metro representando o povo conquistado. Pode não parecer algo impressionante agora, mas para aquela civilização antiga o painel representou um símbolo de poder, que garantiu que todo o império persa ainda hoje seja conhecido e estudado como um grande momento na História da Humanidade. Outro exemplo da utilização desse meio de propaganda está na Grécia – onde os comerciantes gravavam mensagens em rolos de madeiras – e em Roma – onde painéis de metal eram pintados e deixados à disposição para quem quisesse anunciar algo. Com o passar dos anos, novas possibilidades surgiram junto com uma variedade de materiais que poderiam ser utilizados para esse tipo de propaganda. Ainda, com o surgimento da eletricidade passar a existir a possibilidade de se ter painéis luminosos. Se antigamente para chamar a atenção bastava colocar a informação de uma forma que várias pessoas pudessem vê-las, agora existe um novo desafio: se destacar entre tantas formas de veiculação e se sobressair dentro de um mesmo segmento de mídia. Por isso, criatividade deve ser a primeira exigência ao se propor um anúncio. Fazer igual a todo mundo é fácil, barato e mesmo que cause algum impacto será um pensamento substituído por algo mais relevante na vida do cliente. Algo bem bolado chama a atenção, se espalha, gera curiosidade e agrega significados ao produto anunciado. Afinal, o que todos nós procuramos nessa vida agitada da cidade são novidades… E, fala sério, você parou pararia ler tudo isso em um outdoor? Tempo é tudo.

Publicado originalmente em TRAFOR BRANDTHINK

4 comentários:

Fabiana Cardoso disse...

Oi Lhaisa,tudo bem?

Tem razão criatividade é o mais importante para se destacar! Gostei muito do texto.
Aqui em São Paulo o outdoor foi proibido, mas eu lembro de anúncios criativos que chamaram minha atenção!

beijos Fabi

Anônimo disse...

Good ԁay! І could haνe ѕworn I've been to this website before but after reading through some of the post I realized it'ѕ new to me.
Nonеthеless, I'm definitely delighted I found it and I'll be booκmаrkіng anԁ cheсking bacκ often!
Here is my blog post :: tricycles for adults

J.C.Hesse disse...

Bem lembrado! Parabéns!
J.C.Hesse

Raul Zambello disse...

Gostei muito!!!

Raul

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...