sexta-feira, 12 de abril de 2013

Questionando Conselhos




E então, ela disse-me como conselho: “Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí.”

Imediatamente, me senti a pior pessoa do mundo. Sou ciumenta demais, não devo gostar de liberdade e nem de deixar as coisas que amo “por aí”. Será que sou muito controladora? Que pessoa ruim eu me tornei. Sou como uma gaiola que esmaga e sufoca um passarinho com as próprias mãos. Não percebo que tudo o que o passarinho quer é voar para o longe, desbravar horizontes e simplesmente, partir para outros ares?
O pensamento não durou muito, porém. Questionei-me sobre o que tinha escutado: Se amo a liberdade, não seria porque tenho medo de me comprometer? E se deixo livre as coisas que amo para irem embora, será que é porque no fundo não faço questão de que elas estejam aqui? Se não voltam é porque nunca as tive, ou por que as deixei esperando uma atitude minha que fizesse o retorno valer a pena?
E será que ser gaiola é mesmo tão ruim, visto que, apesar de limitar a liberdade ela protege e cuida? E o que seria amar? Proteger? Cuidar? Deixar ir? Abandonar?
Dei-me conta, portanto, que o amor de verdade - este que tanto almejamos aos suspiros e que engrandece a alma - não pode ser assim tão indiferente. O amor de verdade se importa! É gladiador e luta até o fim, não tem medo de tentar, não é covarde e enfrenta seus receios dos mais obscuros.
Percebi, portanto, que muitas vezes ouvimos e seguimos um conselho sem questioná-los, pelo hábito de o fazer.
Deixar livre nem sempre quer dizer libertar, as vezes quer apenas desculpar-se por abster-se de atitudes, desculpar-se pelo medo de doar-se ou ainda, mascarar com sapiência a indiferença.
O amor não desiste enquanto ama, só desiste quando não mais existe.




====
Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Um comentário:

Ordem do Saber disse...

Estou contigo e não abro mão.

Deixar livre não deixar passarinho nenhum voar, deixar livre é não forçarmos alguém a nos amar, mas assim que existe um amor, é necessário COMPROMETIMENTO e FIDELIDADE.

E isso não se consegue deixando os outros por aí, à solta, fazendo o que querem com quem querem.

Um bom final de semana.

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...