segunda-feira, 8 de julho de 2013

Somos autores ou escritores?

Resolvi identificar o que vinha populando a minha cabeça e exigindo alguma reflexão. Longe de querer ditar regras, vou colocar algo para que tenhamos alguns pontos interessantes para pensar. Será que alguém já se deu ao trabalho de entender o motivo de termos o nome do blog como "Clube dos Novos Autores"? 

Huumm, foi o que pensei! Até alguns dias atrás eu também fiquei curioso, porque não escritores, no lugar de autores, também ficaria legal, não acham?

Pois bem, comecei a caçar pela internet o significado de cada termo, sabe o que descobri, tem diversas teorias e conceituações, até mesmo em dicionários virtuais. Li, reli e confesso, concordo e discordo de um monte de explicações.

Maluco? Eu? Talvez você esteja com a razão. Mas se tem algo que me incomoda é seguir na mesma direção de todos, sem perguntar nenhuma vez, "aonde isso vai chegar?". 

Deve ser uma doença de escritores, ficar questionando tudo. Escrevo dez textos e jogo nove fora, às vezes os dez, mas não é sobre isso que quero falar. É sobre ser escritor(a) e ser autor(a).

Autor(a) e escritor(a), quase se confundem durante a discussão, problema de uma fronteira quase invisível. Explico:

Vejo autor(a) como um personagem literário reconhecido(tendo o registro de sua obra) e escritor(a) como responsável por traduzir em palavras o mundo mental ou real, com personagens, cenários e acontecimentos que tenham um sentido ou significado. Assim, o(a) escritor(a) escreve, mas quando registra se torna autor(a) da obra, por este motivo tratamos como tendo direitos autorais a pessoa responsável pela criação de um texto registrado.

Agora vem a melhor parte, o Clube dos Novos Autores se preocupa com isso mesmo, transformar a literatura, apresentando novos autores, ou seja, escritores que possuem o mesmo sonho no mundo literário nacional. E convenhamos, ser somente escritor(a) é pouco, precisamos ser reconhecidos como tal e isso só acontece se nos tornamos Autores(com registro).

Bom, é isso! Agradeço pelo tempo dispensado para esta leitura e, voltem de vez em quando, gostamos de saber que alguém está alerta.

Texto e criação do autor J.C.Hesse, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

2 comentários:

Mariana Mello Sgambato disse...

adorei a reflexão, sabe me pego sempre nessa discussão interior comigo mesma! ;)

TUTORIAL disse...

Obrigado pela participação Mariana, minha intenção era esta mesmo, provocar.
J.C.Hesse

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...