sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Técnicas diferentes para criar personagens

Ainda sobre a temática personagens, encontrei algumas técnicas para utilizar-se de observação real e transformá-la em uma boa inspiração para criar personagens.

Essas três técnicas - existem várias - me chamam a atenção por serem baseadas em algo real. Seja um arquétipo criado pela sua mente ou alguém que você conhece (personagem ou pessoa), não tirará os méritos de que o personagem seja criado por você. Pode até usar a palavra "incrementado" por você, não deixará de ser uma criação única e sua... é claro que não estou falando de plágio, que é quando você transporta o personagem de outra pessoa para sua história, é mais um "baseado", como uma homenagem.

Nossa mente trabalha agrupando memórias e nossa imaginação - por mais genial e singular que seja - se baseia naquilo que conhecemos e criamos repertório. Essas técnicas ajudarão você a criar - ou acessar algo já existente dentro do seu cérebro - um repertório.

1) Observe pessoas
Ande pela rua, pare um pouco na praça, tome um café mais longo e olhe para as pessoas ao seu redor. Folheie as propagandas das revistas. Observe as pessoas. Como se vestem? Como se comportam? Suas descrições físicas são diferentes umas das outras, mesmo quando encontramos com "tipos" parecidos. Agora transporte-as do mundo ao seu redor para uma folha de papel, imagine quem ela é, o que ela pode se tornar, seus desejos... o que ela estava fazendo ali enquanto você a observava? Por qual motivos? Deixe sua imaginação criar um personagem diante daquilo que vê.

Exemplo: Estou numa padaria e a mocinha que me atende é um personagem. Ela tem olhos redondos azuis e cansados, seus cabelos escapam pela touca higiênica e seu sorriso é tímido. Começo a imaginar em seus desejos: ela gosta de trabalhar ali? Por que trabalha lá? O que ela gostaria de ser? Será que secretamente ela canta em uma banda de rock, mas como ainda não fez sucesso trabalha por lá para pagar os estudos? E por aí vai... passo do profissional para o relacionamento pessoal e questões emocionais. Viu? Um personagem foi criado.

2) Nomes primeiro
Ao invés de criar um personagem para depois nomeá-lo, já pensou em escolher um nome aleatório em um catálogo e criar um personagem a partir dele? Pode te dar resultados inesperados, sim, pois um nome pode estar atrelado a alguém que você conheceu há muito tempo e não se lembre direito!

Por exemplo, Manuela. O nome me faz pensar em uma menina jovem de 15 anos, loira e muito bonita que prefere ser chamada de Manú e é bem popular na escola. Mas com certeza absoluta, a Manuela da sua cabeça é diferente da minha. Interessante!

3) Recriando um personagem já criado
Você assistiu um seriado de TV ou um filme no cinema, ou leu um livro. Um personagem te interessou em especial, mas você secretamente deseja que as coisas pudessem ser diferentes para ele... quem sabe a melhor amiga da protagonista não daria uma perfeita protagonista para sua história, com um final diferente? É basicamente o método de um fanfic, mas você não tratará como fanfic, aos poucos o personagens se desenvolverá único na sua cabeça.

Por exemplo: Li um livro em que a protagonista tem colega de classe amiga uma menina hacker, muito tímida, mas que a ajuda em um projeto escolar... não me lembro o nome da personagem, mas vamos chamá-la de Tess. Como é Tess fora daquelas pequenas páginas? Ela já hackeou alguma grande coorporação e descobriu um segredo? Ou quem sabe, ela prefira usar seus dons intelectuais para vigiar de forma ciumenta o seu ex-namorado pelas redes sociais e tramar uma vingança?

Agora que você já percebeu como funciona, tente criar pelo menos 3 personagens em cada uma dessas técnicas. Mesmo que você não os use para nada, deixe sua imaginação trabalhar... você verá que funcionada muito bem e quem sabe, sua imaginação não te surpreende criando alguém de quem valha a pena escrever uma história?

Depois me conte se isso te ajudou!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...