sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ponto de Vista - POV

Transicionando de personagem à enredo, tenho que falar primeiramente de PONTO DE VISTA, o famoso "POV" (Point of view).

POV literalmente significa: a partir de cujo ponto de vista a história está sendo contada? Em outras palavras, o ponto de vista de quem é o que será emprestado ao leitor e em que momento?

Aprendemos logo na escola que o narrador pode ser de 3 tipos: 1a pessoa, 3a pessoa e 3a pessoa onisciente. Correto? Tá, mas existem outros tipos de ponto de vista na literatura e é sobre isso que quero dizer.



Você tem as seguintes opções:



Há uma outra categoria que é uma variação:


  • POV - Subjetivo.

Escolher o ponto de vista correto para a sua história é essencial, mas você precisa ter certeza de que está sempre sob o "ponto de vista do personagem", na ficção. - isso não é "regra absoluta", mas é sempre mais interessante para o leitor e é uma técnica ótima.

O que é, o "ponto de vista do personagem"?

Entenda que não importa qual seja o seu tipo de narrador, é importante que você sempre esteja no ponto de vista de um personagem. Isso significa que você precisa descrever as coisas do ponto de vista do personagem, em vez de ponto de vista do autor. A razão para isso é que o autor tem de ser invisível na história, e por isso os únicos pontos de vista são os personagens. Ou seja, não pode ser a sua opinião e sim a de um personagem, nem que esse personagem seja "o narrador".

Isso é muito importante! Sair do ponto de vista do personagem para o ponto de vista do autor quebra o transe de leitura em que o leitor se acomoda e pode comprometer a sua narrativa. E bem, ser um escritor é sobre escrever e manter alguém dentro da sua narrativa, correto?

Não se preocupe em "enganar" o leitor. O leitor concordará que o que o narrador está dizendo é verdade, mesmo que não seja... é inclusive assim que um livro sobre vampiros pode dizer que vampiros existem. Parece confuso a princípio, mas é assim que funciona.

Vou dar um exemplo do que deve ser evitado:

Jane abriu a porta para encontrar seu novo vizinho parado lá. Ela chegou perto para olhar melhor: tinha um metro e setenta, olhos castanhos amorosos sob sobrancelhas pretas grossas, maçãs do rosto bem definidas e uma boca grande com um enorme sorriso.

Agora, se fosse ler isso, logo eu estaria pensando (inconscientemente pelo menos): Espere um segundo! Como é que Jane sabe sua altura exata? Ela tem uma fita métrica aí?


A verdade é que Jane nunca poderia saber qual a altura exata do cara, mas o autor sabe - claro foi o autor que criou o cara. Mas como eu disse, o autor deveria ser invisível, dessa forma, o que o leitor sabe é a experiencia que Jane pode dividir com ele.

Como resolver o problema?

Que tal...

Jane abriu a porta para encontrar o seu novo vizinho parado lá. Era muito melhor vê-lo de perto! Ele tinha aparentemente um metro e setenta, ela julgou seus olhos castanhos sob sobrancelhas pretas e grossas amáveis, com maçãs do rosto definida e um sorriso amigável em sua boca grande.

Você percebeu a diferença?

Jane está "advinhando" sua altura, então tudo bem, já que como todos nós (pessoas), podemos "achar" coisas e "julgar" outras. O leitor levará o que o narrador disse como verdade - e o autor terá dito sua altura exata, mas sob os olhos de Jane.

Isso é um POV de personagem, feito em 3a pessoa! Ele enriquece a narrativa, pois você além de "descrever", usa na mesma frase formas de passar como seu personagem está "se sentindo".

Em todo caso, é importante manter um ponto de vista durante uma narração, mesmo que você inverta os pontos de vista de uma mesma cena em diversos personagens e não seja uma história em 1a pessoa.

Você pode inclusive, editar o POV depois durante sua revisão.

**Os demais POVs citados neste post serão posteriormente trabalhados com vantagens, desvantagens e definições.







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