quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Protesto contra empresas literárias abusivas




- Tudo começou com a procura por espaços para a realização dos eventos do MOCHILA LITERÁRIA que tem como objetivo social e de interesse geral, levar a mensagem da literatura em nosso país. Ocorre que estão usando disto para se ganhar  dinheiro, aproveitando-se da oportunidade e necessidade dos escritores em se reunirem para apresentar ao Brasil, o Brasil Literário que ele ainda não conhece.

Um desabafo no Facebook:

"Caras livrarias brasileiras,

o Brasil todo está vendo neste momento este desabafo. Não nos cobrem para realizarmos eventos em seus espaços, pois cada vez que entramos com nossos livros por aí, já deixamos a bagatela de no mínimo 40% para vender nossos livros. Cobrar R$ 500,00 ou mais para realizarmos lançamentos ou eventos já é demais! Eu não estou de acordo com isso. Sinto em informar, mas empresas literárias que não apoiam a ascensão literária brasileira dentro do território nacional, não merecem fazer parte dela."


- Talvez as pessoas ainda não sabem o valor imaterial que existe por trás da literatura, e não consegue fazer a ideia do significado disso para alguns. Procuramos o estabelecimento e enviamos nosso protesto:

"É particularmente frustrante, já que eu e muitos colegas não cabemos mais numa faixa etária que não seja levada a sério, me deparar com a total falta de respeito e postura de uma empresa — que, também, representa uma figura jurídica e lida com o público, e assim sendo deveria possuir mais discernimento — ao apresentar um projeto literário, e de cunho nacional, que foi tratado como puro e simples comércio. Como uma forma de obter mais lucros para empresa, como de fato o é a venda de livros que efetua através de seus canais. 
Caro representante da empresa, nós, autores nacionais, já somos cerceados pelo mercado editorial — do qual os senhores fazem parte — de várias maneiras, inclusive com a difamação da nova geração de autores nacionais. Convivemos com inúmeros percalços para alavancar nossa literatura, mas jamais tivemos a meta de tornar nosso trabalho uma moeda de barganha. 
Para nós, cada livro editado é uma vitória; cada livro vendido, uma conquista; cada evento feito, a oportunidade de nossa voz se propagar. Justamente, porque o mercado — de várias formas — nos impede de crescer. Embora, e aqui vale uma ressalva, o que produzimos seja literatura nacional, e deveria ser vista e acolhida pelos canais que também se dizem nacionais como tal, e aí acrescidos todo o empenho de fazê-la vista. Porém, a constatação real é de que tudo não passa de números. 
Números que crescem a sua conta bancária; números que aliciam um leitor a consumir o que é o resultado de uma política consumista de mercado exterior. Eu lamento muito que a empresa não vise — de fato — o apregoa em sua razão social: uma livraria. Pois essa deveria ser geradora de cultura acima do bem material, e tudo a que me vi exposta, assim como meus pares, foi ao lucro. Tão somente o lucro pelo lucro. O lucro deveria ser encarado como consequência, e não o objetivo do processo, sujeito a flutuações de mercado — como um bom economista encararia. E, vista por esse foco, a consolidação do mercado interno, feito por autores nacionais e seus investimentos, traria muito retorno e estabilidade. 
Mas não estamos tratando de mercado financeiro, tão somente. Então, que fique claro que isso não calará a força do povo, nem dos direitos do cidadão. Pois somos nós que, acima de tudo, mantemos os senhores de pé."

Imagens para o Brasil, da boa-vontade de cada escritor brasileiro, que sai de sua casa, sua cidade, deixando suas obrigações, para viajar Brasil afora, gastando de seu próprio bolso, o valor para se levar a mensagem da literatura brasileira:

MOCHILA LITERÁRIA DE RECIFE:




MOCHILA LITERÁRIA DE FORTALEZA:




MOCHILA LITERÁRIA DE ARACAJU:



MOCHILA LITERÁRIA DE SALVADOR:



MOCHILA LITERÁRIA DO RIO DE JANEIRO:




Gostaríamos de dedicar uma música, não para os absurdos cometidos contra quem escreve ou quer quer ler escritos nacionais, e sim, a favor desses escritores que deveriam ser considerados guerreiros, pela luta incansável travada desde sempre para ocuparem apenas, o espaço que a eles são garantidos - serem lidos dentro de sua Nação:













Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...