sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Conhece "Teen Urban Fiction"?




O The Novelist publicou recentemente um parecer sobre esse não tão novo gênero que está surgindo através do boom independente de publicações... Conheça mais sobre esse gênero que cresceu tanto que ganhou um nome próprio lá fora.

O que é?
Conhecido como "Teen Urban Fiction" ou TUF (tradução literal Ficção Juvenil Urbana), é uma ficção melodramática a cada página sobre diversos personagens crescendo na urbana e contemporânea América (Ref: EUA e outros). Os personagens adolescentes nomamente encontram-se em situações adultas e tendo que tomar decisões difíceis.

O que acontece em uma novela de TUF?
Os protagonistas são adolescentes que vivem na cidade, cujas vidas são igualmente cheias de sonhos e drama. Eles podem lutar contra drogas, violência, abuso, e sobrevivem fortemente a tudo isso. Autores normalmente contam uma história sobre um grupo de amigos, às vezes com responsabilidades contrastantes, como um ser menos maduro que o outro. Os laços familiares são importante, mas podem ser muito problemáticos. Glamour, crime e comportamento chocante pode estar presente em largas doses.

Características:
- Roteiro imprevisível, rápido e estimulante, muito atual.
- Deve refletir o mundo atual dos jovens, normalmente com o que não está na mídia mainstream
- Os personagens passam por escolhas extremas, consequências extremas e decisões difíceis.

Considerações:
- Não confunda o "drama" de um TUF com "drama shakespereano". São coisas diferentes.

Alguns temas bem comuns*:
- Drogas
- Prostituição
- Gravidez adolescente
- Participação em crimes (roubo, assassinato, etc)
- Valores religiosos vs Valores sociais
- Comportamento "Stalker"
- Vingança

* É importante lembrar que em TUF nem sempre o protagonista é "bonzinho", na verdade ele tende a ser o badboy encrenqueiro, a garota que persegue, o grupinho que rouba e em determinado momento um choque de ideias deve acontecer no roteiro, como cruzar com outro personagem que vá promover reflexões e mudanças de comportamento neste (um ou mais) protagonistas.

As histórias tendem a ser narradas em 3a pessoa, não em 1a como a maioria dos gêneros juvenis, o que promove a reflexão através do choque entre comportamentos (bom vs mal, certo vs errado) e não apenas em reflexões intimistas.

Na verdade, não é um gênero novo e não deve ser chamado como tal, visto que diversas histórias publicadas há muito podem se enquadrar nesse gênero, mas a divisão aconteceu para que quem goste desse tipo de história possa procurá-la.

Ah, aqui no Brasil infelizmente a divisão de gêneros nos livros é muitoooo precária, como por exemplo: sermos obrigados a enquadrar um livro "Young Adult" em "Infantojuvenil", o que não apenas coloca o livro em um patamar abaixo do que ele realmente representa, visto que a Literatura Young Adult deve tratar de temas mais "pesados" que literatura Intanfojuvenil, ou seja, recomendada para maiores de 14 anos.

Achei interessante essa nova generalização no The Novelist, porque é um gênero que existe poucos autores publicados que abordam (talvez com medo de aprovação pública), mas que é extremamente necessário e contribui para o crescimento e educação dos jovens que em breve serão adultos, acerca dos amargores da vida.

Vale citar que minha publicação "Beijos & Batom", publicada pela Editora Modo é uma "Teen Urban Fiction". Conheça lendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...