sábado, 10 de maio de 2014

Resenha de Estou de olho em você



Resenha de Adriana Vargas
Obra: Estou de Olho em Você



Estou de olho em você, de Carminha Morais é um romance que trata de elementos riquíssimos da literatura – drama, suspense, fatos policiais e investigativos, e, o que ela de melhor sabe descrever e criar entre os personagens – a intriga. Tenho lido muitos textos ultimamente, e sinto falta dessa criatividade na trama, pois sei que é algo difícil de criar, pois é necessário quebrar a cabeça antes de começar a escrita, para que haja encaixe nas situações. Carminha sabe fazer isso. A autora tem maestria para levantar suspeita, armar situações e desamarrá-las. Este é o segundo livro de sua autoria que trabalho como Beta Reader, e foi o mais completo em minha opinião. 

Carminha nos encanta e dissemina uma contagiante fé laica nas qualidades morais e na força psicológica, cultural e social, ela elude situações relacionadas àqueles que usualmente são subestimados e classificados, numa clave unilateralmente negativa, como carentes, despossuídos, vítimas e sofredores. A autora faz isso sem mistificar ou idealizar a realidade dessas áreas, sobretudo quando elas são dominadas pelo tráfico. Violência contra a mulher, vício, disputas destrutivas e até mesmo das dificuldades familiares retratada na obra. O romance não vende ilusões, nem a narrativa se degrada em proselitismo: esparge encantamento apenas com o elenco formidável de personagens inesquecíveis e a trama engenhosa, que seduz desde o primeiro parágrafo.

A trama traça os percalços traçados por uma família que passou por sérios acontecimentos para descobrir os segredos que o livro nos revela no final da trama, diga-se de passagem, segredos bem formulados que nos põe a mercê da realidade observada todos os dias, e mesmo assim, não se vê pela busca incansável de tantos bens, que não sejam os imateriais. Mas a autora revela os princípios esquecidos pela sociedade, e costura sua obra até o fim, do mesmo ponto de partida, porém, surpreendendo no final. 

É verdade. Contudo, quando, em Estou de olho em você, as relações pessoais/interpessoais transcendem as fronteiras familiares (ou de classes sociais), elas contrariam interesses materiais privados e se transfiguram em rede social motivada pelo valor da solidariedade. Nessa medida, não é mais da velha cordialidade patrimonialista que se trata. Há algo novo no ar: o sentimento do mundo, o sentido de responsabilidade, a consciência do dever para com os outros, para além da comunidade, depois dos morros do Rio de Janeiro, cidade que deu origem ao cenário, derramando-se sobre a cidade, os princípios esquecidos. Se as leis e as instituições não fazem parte desse mundo é porque, na vida real cotidiana, não o traduzem, não o respeitam, mas Carminha reflete em seu romance a lembrança do que podem resultar os valores descuidados pelos responsáveis em fazer destes, fontes de amor, e não, da brutalidade despacificadora. 

Parabéns a autora pela obra, tenho certeza que irá impressionar.




Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Um comentário:

Carminha Morais disse...

Nossa!obrigada Adriana.Você captou realmente os meus sentimentos quanto a essa história.Já valeu a pena.

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...