quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

É o Momento Certo para Escrever Literatura Fantástica?



Muitos leitores e escritores ficam motivados para o momento ideal de construir aquela ideia, até transformá-la de vez em uma ficção de qualidade. Não basta apenas isso. É preciso também saber desenvolver o enredo e personagens a ponto de deixá-los aceitáveis e verossímeis para os próximos leitores.
A Literatura Fantástica está tomando forma e espaço ao longo dos anos, mas isso não significa que o inventável pode ser colocado na realidade da história através das páginas com pouco preparamento. É necessário uma análise mais racional para que a mente não devaneie demais, fazendo o autor liberar coisas escabrosas, ferindo a história por completo. Literatura fantástica não significa escrever absurdos. Devemos ousar na criatividade, porém ter mais controle no que se for criar seja realmente necessário, sem perder o contexto. 
Ao desenvolver personagens exóticos, seja prudente nas características, assim como nos cenários. Se for criar um completamente original, tenha uma base em sua estrutura, respeitando as coordenadas. Não crie cenários inconstantes, nem mesmo personagens sem nexo com a história, ou que se percam nos propósitos durante os capítulos. Uma história de Literatura Fantástica precisa ter início, meio e fim, assim como todos os gêneros. Outro ponto essencial é: será que realmente o enredo exige cenário e personagens excêntricos?
Ficam aí alguns conselhos. Na próxima semana, voltarei a frisar mais sobre o tema.
Abraços,
Leo Vieira


Leo Vieira é autor do livro "Alecognição", pela Editora Lexia.
Escritor acadêmico em 23 Academias e Associações literárias; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural em duas cidades e Doutor em Teologia e Literatura.

3 comentários:

Dill Ferreira disse...

Achei o texto de muita riqueza nas informações. Ainda não me arrisquei nessa aventura da fantasia, mas se optar por ela futuramente. Esse texto retornarei a ler quantas vezes forem necessárias..
Abraços!

TUTORIAL disse...

Dicas pertinentes, inteligentes e necessárias.

J.C.Hesse

Mariana Mello Sgambato disse...

Legal, Leo!
Agora espero a continuação, pois me deixou curiosa. Bjs

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...