quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Leitor se pega pelo olho


Eu tinha certeza de que você acabaria chegando até aqui. Pareço presunçoso? Mas você está me lendo. Brincadeiras à parte, se chegou aqui foi por ver uma de minhas mensagens sobre este texto, ou então, por alguma pesquisa relacionada ao tema, ou até pelo face ou twitter. Vou tratar de diversos assuntos, portanto, o importante é que esteja aqui. E já lhe aviso, não sou catedrático ou tenho uma formação voltada exclusivamente para estes assuntos. Mas é preciso que saiba, também, já passei por poucas e boas, no meio literário e sei que vou passar por muitas ainda. Tomara!

Se ainda está por ai, lendo-me, é porque temos algo em comum, a curiosidade. Rapidinhas, sobre minha pessoa; gosto de escrever e boa parte do que aprendi foi na raça mesmo. Sempre que percebo alguma mudança, procuro me adequar. Tenho meus estilos, parece estranho falar “estilos”, mas é isso mesmo! Não me prendo às convenções de escritores, acho legal, mas, costumo criar um gráfico da história que surge na mente, depois solto a imaginação e o coração. Este método, para mim, permite escrever um texto sob diversos aspectos. Quem escreve sabe, se não soltar as amarras, acaba limitado pelo tamanho da corda. Escrever sob o manto de vários gêneros, permite ler também, vários gêneros.

E, há mais um detalhe que nunca havia me incomodado, e ouço bastante, “como atrair um leitor aos textos?”, no fundo, sei que não se agrada a todos e é difícil, não há uma regra perfeita, ou até haja, mas podemos evitar alguns cadafalsos. Todo leitor, por menos crítico que seja, acende e mantém acesa, ou apaga a luz do interesse. Ao afastar-se de seu texto ou de seu nome, sempre terá dificuldade em voltar até você. É como a confiança, precisa conquistá-la, depois tem que se esforçar para manter, caso contrário seu texto ficará com o marcador de páginas por muito tempo, até que um dia, ele(o leitor) retire-o e o coloque em outro texto.

Todos nós criamos expectativas, quanto a tudo. Seja ao comprar um livro, quanto a lê-lo. Se não gostamos do conteúdo, nos sentimos traídos, por este motivo, uma sinopse, uma resenha ou um comentário, deve ser o mais preciso possível. Hoje escrevo com o objetivo de que aconteça essa ligação(escritor x leitor), para que haja o sentimento, a atração e a sedução dos sentidos. Quem disser que um livro não prende alguém, nunca leu um livro com paixão?

E como prender o leitor aos seus textos? Dando a ele, o que ele quer? Opa! Mas não tudo de uma só vez, deve ser em doses que o satisfaçam e o façam querer mais. Ele, o leitor, deve desejar, pensar, e ansiar pela próxima página. Claro que não é possível fazer com que tudo aconteça desta forma. Há momentos em que precisamos explicar algo, precisamos ser concisos e detalhistas, ao mesmo tempo. Enfim, equilibrar as informações e os diálogos. Não adianta! Nem tente agradar a todos, haverão sempre os que vão gostar e os que não vão gostar, entre eles, os indiferentes. Ainda bem, pois gosto não se discute.

Se chegou até aqui, obrigado!

Texto e criação do autor J.C.Hesse, especificamente para o CNA, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria e a fonte.

4 comentários:

Crista disse...

Aaeeeeeeeee ... CHEGUEI !!!!
Sabes que sou eu, né ????
A "menina" dos olhos azuis como a cor do céu !!!
PARAAAAAA ... não precisas pensar:
Ahhhhhhhh ... é a GALINHA AZUL...
Eu sei que isso é para ser um elogio, que eu lembro a galinha azul, linda,formosa e carnuda da Nestlé ...
Mas convenhamos, que para alguns, vai parecer que sou galinha mesmo ... aquela, sem penas, tu me entendes, não é?
Mas também nem ligo se for essa, pois como boa camponesa, sei que galinha não é galinha (que dá pra todo mundo) ... galinha é galinha(coitadinha)porque os galos "pegam" ela na marra, não porque ela quer dar para todos os galos ... entendeu como é o "negócio" no galinheiro ????
Agora chega ... já expliquei tudinho e sei que amastes saber mais sobre o reino das penosas ... ksksksks...
Sei também que tu devias estar no desespero para saber notícias minhas ... pois que tua sorte já estava sumindo, pois EU SOU UM AMULETO muito especial para quem me conhece...
Basta passar a mão,esfregar até esquentar e vaptivupitiiiiiiiiii...os desejos se realizam...
Como daqui para adiante TUDO ESTARÁ nos conformes, pois já dei o ar de minha graça, já me vou, sem antes deixar um beijo enorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrme em tuas bochechas e aproveito, para te dizer, que te gosto demais da conta e que esse meu "bilhete" vai ser "control c e v", mas isso não diminui meu carinho por tu ... é que estou muito atrasada com meus compromissos e quando demoro muito sentada, meu rabinho começa a doer ou então adormece e depois começa a pinicar e tu sabes que dá uma coisa muito gostosa essa sensação ...
Para evitar maiores “problemas” ...me vou, mas me volto SEMPRE, porque tu és meu tatuzinho mais amado do meu coração !
Tenho certeza de que só pensas coisas boas sobre mim, quando recebes notícias minhas ... ksksksksks ... é só "cultura"...ksksksksksks ... mas PODES TER A CERTEZA DE QUE É TUDO RECHEADO DE MUITA TERNURA POR TI...

Mariana Mello Sgambato disse...

Legal conhecer um pouquinho mais sobre você e o processo de criação que desenvolveu! =) Parabéns pelo texto!

Ahtange Ferreira disse...

Muito instrutivo, aprendo sempre um pouco mais com seus textos.
Obrigada por partilhar.
Abraços!

Mia disse...

Muito legal!!!

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...