quarta-feira, 15 de maio de 2013

SAIBA COMO ATUAM AS EDITORAS GOLPISTAS:


Aproveitando o ensejo do bom resultado que teve as publicações da REAL DAS EDITORAS POR DEMANDA, quero também frisar sobre as editoras golpistas, que são muitas que aparecem sorrateiramente em busca de captura dos ingênuos clientes.

Desconfie dos serviços literários quando:
- A editora diz ser estrangeira e abrindo filial no Brasil;
- A editora não apresentar nenhum histórico referencial;
- A editora não ter site próprio;
- A editora ter somente página no Facebook;
- A editora fazer insistentes propostas editoriais, após o primeiro contato do
cliente;
- A editora propor lançamento editorial estrangeiro e outros projetos embrionários e prováveis;
- A editora propor pagamento à vista, com suposto desconto.


O que acontecerá quando você cair na arapuca dessa editora:
- A comunicação entre a editora e o cliente cairá instantaneamente;
- Se o cliente fizer contato, a editora alegará um monte de desculpas prontas, como viagens, agenda lotada e até problemas familiares;
- A promessa do livro ser levado para o exterior não será cumprida, é claro, e será alegado que houve problemas pessoais com o agente literário estrangeiro;
- Em muitas situações, serão entregues apenas 10% do lote dos livros. A editora alegará que o restante ficarão com eles para distribuição em livrarias, o que não acontece nem mesmo a impressão, tão pouco a distribuição;
- Enquanto você questiona com a editora, ela vai te "cozinhando" com mais promessas de vendas e projetos, e vai conseguindo mais clientes ingênuos que caem nas promessas porque veem a quantidades de títulos que a editora publica de seus lesados clientes;
- Se a casa cair para a editora, é muito simples. Ela desativa o site e desaparece temporariamente (“férias e estruturação comercial”, segundo a própria editora). Depois ela retorna com outro nome, novo site, novos serviços, mas o sistema de golpe será o mesmo.


O que você deve fazer ao presenciar ou se descobrir vítima do golpe:
- Reúna todas as provas e contatos e denuncie na Delegacia Virtual de sua cidade, para que a página da editora seja investigada;
- Se você foi lesado, faça um registro da queixa da editora e do responsável na
Delegacia mais próxima;
- Compartilhe as informações de denúncia na sua lista de e-mail. Não poste
abertamente em redes sociais, pois isso pode virar contra você, como crime de
difamação.


Não seja conivente dos erros alheios. Se você não denuncia, você também é cúmplice. Vamos lutar por um mundo literário mais honesto.
E nunca deixe de pesquisar o histórico de qualquer profissional ou empresa que se interessar em lhe prestar serviços literários.


Leo Vieira é autor do livro "Alecognição", pela Editora Lexia.
Escritor acadêmico em 30 Academias e Associações literárias; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural em duas cidades e Doutor em Teologia e Literatura.

7 comentários:

Anônimo disse...

O que você acha da proposta da editora novo século com o selo novos talentos da literatura brasileira. Ter uma grande editora e pagar um % do seu livro vale a pena?

Leo Vieira disse...

Bom dia. Se identifique, por favor; eu não respondo perguntas anônimas.

Juliana Duarte disse...

Oi, eu queria saber o que tu acha ou sabe sobre grandes editoras que fazem, ou melhor, estão fazendo atualmente grandes propostas para autores iniciantes se lançarem no mercado editorial. Vejo muito isso por aí e ainda não sei se devo confiar. :) Obrigada!

Leo Vieira disse...

Oi, Juliana! Eu sugiro que pesquise muito cada proposta comercial dessas editoras, para que o barato não saia caro. Mais importante que a diagramação profissional e a capa bonita é saber se o custo final do livro será acessível para você e os seus leitores.

Sobre as editoras e suas propostas, eu publiquei um artigo em três partes chamado "A REAL DAS EDITORAS/IMPRESSORAS POR DEMANDA". Leia atentamente, tome notas e ponha em prática o que aprender com a pesquisa. Boa sorte!

http://clubnovosautores.blogspot.com.br/2013/04/a-real-das-editorasimpressoras-por.html

http://clubnovosautores.blogspot.com.br/2013/05/a-real-das-editorasimpressoras-por.html

http://clubnovosautores.blogspot.com.br/2013/05/a-real-das-editorasimpressoras-por_8.html

Fanzine Episódio Cultural disse...

Seja um membro do ( Grupo Academia Machadense de Letras ). Publique seus poemas, contos, crônicas, livros, sugestões de filmes, Artes, Shows, teatro, cinema, dança, artesanato... Acesse o link abaixo:
https://www.facebook.com/groups/149884331847903/
----------------------------------------------------------------------------
Em breve a Academia Machadense de Letras (localizada em Machado, sul de Minas) irá realizar um concurso de poesias. Convidos a todos os amigos, membros do grupo e apreciadores da cultura a participar. Assim que o regulamento for editado eu os avisarei.

Unknown disse...

Olá, bom dia, será que alguém pode me indicar uma editora por "demanda" que vala a pena publicar?

Janciron João Cirino Gomes disse...

Senhores escritores e pretensos escritores.


Eu João Cirino Gomes; Autor da Obra O Massacre da Máfia no Amazonas, venho por meio desta informar aos desavisados interessados em publicar, para tomarem cuidado com a Biblioteca Editora 24×7, pois este pessoal vem dando o golpe em vários autores.
E os que já foram lesados por esta editora, entrem em contato comigo, através do email> janciron@hotmail.com
A intenção é entrar com um processo por propaganda enganosa, estelionato e apropriação indébita; pois os picaretas irresponsáveis, que administram esta editora; digo espelunca, ou arapuca, estão dando o golpe no mercado.
Este pessoal faz promessas, interessados em se apropriarem de certo valor pago pelo autor, não cumprem nada do prometido, dizem que a obra não vende, mas mesmo depois dos três anos contratuais, continuam postando a obra e fazendo propaganda comercial da mesma. Se vc mandar uma carta para destrato, eles dizem que não receberam e continuam usando a obra sem sua permissão, e sem pagar nada por isso, como se da obra fossem os donos.
De longas datas estes espertalhões vêm agindo desta maneira.
Se vc não tomar providencias, eles se apossam de sua obra, pois direitos autorais, nenhum autor recebe mesmo.


Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...