quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Quando a nossa vida não anda muito bem...

Por Anna Leão

Ultimamente, eu tenho recebido muitos e-mails de pessoas me pedindo conselhos, falando que suas vidas não estão indo bem, que se sentem infelizes e não sabem o que fazer, que rumo tomar. Devido a  esta quantidade de e-mails semelhantes e percebendo pessoas a minha volta com as mesmas queixas e postura, achei que já estava na hora de escrever um artigo mais direcionado a este contexto.

Esta sensação de estar perdido no meio da vida e não saber que rumo tomar tem como causa imediata a não identificação da origem do problema. Mas se olharmos de uma forma mais ampla e com sabedoria, perceberemos que a origem do problema , ou problemas, geralmente é a mesma: ENERGIA. 

Sim, a energia é algo de extrema importância , mas que muitos não dão valor. Até mesmo no meio esotérico, de pessoas mais conhecedoras da importância da energia, vemos conhecimento sendo jogado fora, pois na prática a pessoa não vivencia o que sabe em teoria.

Vamos então começar por aí, pelos mais esclarecidos no assunto. Por que acontece com estas pessoas, que sabem tanto sobre energia, ficarem muitas vezes com as suas próprias energias desequilibradas, ou drenadas? Simplesmente porque não adianta saber se não se pratica; não adianta saber se não quebramos padrões. Porque o tempo todo, para podermos estar bem energeticamente, precisamos quebrar padrões e nos mantermos conscientes do que sabemos. 

Toda a sabedoria que foi passada em livros e filmes como “O Segredo” e “Quem Somos Nós” parece que foi jogada pelo ralo. Sabedorias, estas, diga-se de passagem, muito antigas, conhecidas dos estudiosos do universo oculto, por exemplo. Mas esse fenômeno infelizmente é fruto do modismo. Esses filmes e livros viraram moda, por isto foram consumidos e pronto. Disse consumidos, e não estudados, entendidos, absorvidos e praticados, como deveriam ser.

Pessoas assistiam ao filme, liam o livro, concordavam, mas no dia seguinte já estavam novamente vivenciando os mesmos padrões e reclamando de suas vidas. Aí a gente pensa naquele lance de não dar pérolas aos porcos... Será isso mesmo? Mas eu insisto, e acho que as pessoas podem crescer e evoluir. Mas não é fácil, por isto, é preciso querer, e muito. 

Querer que sua vida dê certo continuando a pensar, sentir e agir da mesma forma, é meio difícil. E o que vem a ser a vida dar certo? Tão relativo... Mas dá para dar algumas respostas. A vida está dando certo quando a gente está se sentindo bem, quando a gente é feliz; mesmo não tendo muito, mesmo fazendo pouco, e talvez por isto mesmo. Mas a melhor resposta de todas: a vida está dando certo quando a gente está bem energeticamente.

Partindo para a prática vamos ver  então o que podemos fazer. Bom, se concordamos que a nossa energia é uma só, permeando todas as áreas de nossas vidas, precisamos começar por ela.

A boa notícia é que as opções são muitas para nos purificarmos e equilibrarmos nossas energias. Banhos  específicos de limpeza, purificação e cura; consultas com sacerdotes sérios e sábios de várias religiões ou caminhos espirituais, são alguns exemplos do que podemos fazer. Neste último caso você terá uma orientação de alguém que você confia e poderá fazer o que lhe for recomendado, seja ele um padre, uma mãe de santo, um druida, uma sacerdotisa wiccana, um monge budista, só para citar alguns sacerdotes de diversos caminhos espirituais. Mas sempre com a consciência de que o seu poder está em você, você está indo apenas buscar orientação com alguém que têm um conhecimento específico sobre o que você precisa. Não é para você colocar seu poder nas mãos do sacerdote, o objetivo é exatamente o contrário, é fortalecer o seu próprio poder e, consequentemente, a sua energia.

É preciso também um certo cuidado para não nos contaminarmos com o que está ao nosso redor, pois infelizmente, vivemos num mundo onde as pessoas estão muito carregadas, muito desequilibradas energeticamente. Por isto temos que ter a capacidade de nos protegermos, de nos preservarmos e não nos identificarmos tanto com a nocividade do outro, mesmo que esta nocividade seja  inconsciente e aparentemente não pareça algo nocivo, como um pessimismo, por exemplo. 

O contato com a natureza é algo de vital importância para nos mantermos bem energeticamente. Quem tem contato com o mar ou cachoeira deve, periodicamente, estar se banhando. Quem não tem esse privilégio, pode entrar em contato com a mata, com a terra, e montanha; abraçar árvores, entrar em grutas e cavernas. Contemplar a natureza também é muito importante para nos preenchermos, nos acalmarmos e nos centrarmos.

O cuidado com a nossa própria energia é  o primeiro e grande passo para harmonizarmos a nossa vida. A partir daí estaremos mais leves e renovados para procurarmos uma ajuda terapêutica, se for o caso, e investirmos nas outras áreas de nossas vidas. Fazer isto antes de cuidarmos de nossa energia é perda de tempo e dar murro em ponta de faca. Apenas energeticamente bem é que poderemos atrair coisas boas para nós. Se acharmos que algum processo terapêutico nos fará bem, esse sim, pode ser feito de imediato, junto com a limpeza e harmonização energética. E hoje em dia com as terapias mais holísticas podemos unir as duas coisas. 

Mas o mais importante de tudo é a coragem para mudar, para quebrar padrões, para conhecer um novo Eu e se permitir a isso. Muitas vezes temos que jogar todo um passado para trás para podermos renascer. Não falo de um passado com pessoas queridas e relações importantes – que às vezes podem realmente não comportar mais o nosso novo Ser – mas falo de um passado de posturas negativas, de hábitos nocivos e de muitas coisas com as quais já nos acostumamos, achando que são nossas, mas que na verdade, só são nossas até não as querermos mais.

Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...