Todos
nós já tivemos nossos textos recusados por uma editora tradicional. É muito bom
saber das alternativas práticas oferecidas por uma editora por demanda, mas é
claro que todos nós também queríamos que uma grande editora acolhesse nossas
obras para enfim podermos contar com uma ampla estratégia de marketing,
publicação e distribuição, mesmo com os direitos autorais tão reduzidos.
Eu
mesmo tive muitas cartas de recusa. Algumas nem se preocuparam em me responder.
Eu até entendo, pelo fato do escritório receber diariamente dezenas de encadernações
por correio, além de uma infinidade de arquivos virtuais.
Vamos
listar alguns motivos notáveis da editora recusar uma obra. Talvez você se
identifique com alguns desses itens:
1- A Editora não pediu nada
Isso
acontece constantemente. Existe uma época em que a editora "abre a
porteira" para um número limitado de obras e depois se fecha. É o período
de análise e filtragem do que recebeu. Fique esperto no momento em que eles
pedirem.
2- A Editora não Publica obras de
Autores Iniciantes
Observe
a linha editorial da sua futura aliada literária. Existem editoras que publicam
mais da metade da lista só de publicações estrangeiras. Cuidado também para não
mandar um romance para uma editora que somente publica livros técnicos ou
religiosos. Além de gafe, demonstra total desconhecimento.
3- O Autor não Obedeceu as Normas da
Editora
Se a
Editora pedir impresso, mande-o impresso. Se a Editora pedir em arquivo digital
em Word, fonte Arial, tamanho 12, numerado, em letras pretas sem negrito, nem
itálico, mande-o dessa forma exigida. É nesse momento que a obra passa pela
primeira filtragem. E eles descartam sem dó.
4- O Gênero é Chato
Raramente
uma editora irá publicar e distribuir um livro de poesias, ou trovas, ou
crônicas, ou qualquer texto de ótica mais pessoal do autor. Não que elas sejam
ruins, só que elas não têm apelo comercial e são mais adequadas para um lote
limitado em um determinado evento restrito.
5- Péssima Apresentação
É o
pouco momento que o autor tem para se apresentar junto com o seu texto. Muitos
não são práticos nem claros o suficiente no decorrer das linhas, fazendo o
editor nem mesmo terminar de ler a carta.
Seja
franco e objetivo na sua apresentação e na sinopse da obra. Se ficar fazendo
firula de que "a obra vai revolucionar o mercado literário", a carta
será picotada.
6- Erros Ortográficos
Isso
é terrível, inadmissível e imperdoável! Um escritor é um profissional que
trabalha com as palavras. É claro que erros todos nós podemos cometer, assim
como um cantor pode desafinar, um desenhista errar um traço ou um músico errar
uma nota. Mas preste atenção: Na medida que lemos e escrevemos, ganhamos
intimidade com as palavras e com isso, nossos errinhos são quase nulos com o
passar da prática.
Muito
cuidado para não errar feio na sua primeira impressão.
É
claro que não é só isso. Mas esses são os mais destacados. O resto você vai
desenvolvendo e também descobrindo nas demais postagens anteriores. Boa sorte!
Leo Vieira é escritor acadêmico; ator; professor; Comendador; Delegado Cultural, Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia e Doutor em Literatura.
2 comentários:
PARA NUNCA PERDERMOS A TERNURA, BASTA USAR TODA ESSA MAGIA E CONSTRUIR O NATAL TODO DIA.
LACHO KRECHUNO
COZINHA DOS VURDÓNS
Oi adorei os suas dicas e vou usa - las ,e agradeceria muito se pudesse ler o livro que estou escrevendo , gostaria muito da sua opinião e um grande sonho para mim poder escrever , e não vou desistir , muito obrigada pela sua atenção , beijos e fique com Deus
http://osdoismundosborboletasazuis.blogspot.com.br/
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