sábado, 22 de outubro de 2011

A Wanessa quer o que?!


Todos sabem das polêmicas — de certa forma desnecessárias — que estão explodindo na mídia acerca das piadas apimentadas do comediante Rafinha Bastos.

Sinceramente, no início eu até fiquei inspirado a escrever aqui sobre este tema que estão levando tão a sério, que puxou a preocupação (repito, desnecessária) de um montão de gente e virou assunto de conversas de bares há um bom tempo. E olha que eu nem ia muito com a cara dele, hein! Mas depois que eu vi o tamanho da repercussão e que, qualquer coisa que eu fosse dizer seria meramente repetição de muitas outras bocas, resolvi quedar-me inerte.

Até que hoje eu vi a notícia que me chamou a atenção: “Wanessa quer Rafinha Bastos na cadeia”. Logo me veio o pensamento: ué, na cadeia por quê?!. Cliquei no link e vi a seguinte pérola informação:


“Wanessa Camargo e Marcus Buaiz entraram anteontem com uma ação criminal por injúria contra Rafinha Bastos. Se condenado, ele pode pegar até três anos de prisão. Rafinha, que já é investigado por apologia ao estupro, também é processado pelo casal em uma ação cível, no valor de R$ 100 mil. Não cabe acordo, diz a advogada Fernanda Parodi. ‘Ele não se desculpou e ainda se orgulhou de sua conduta.’ Em 19 de setembro, o humorista disse que ‘comeria’ Wanessa e o bebê que ela espera. Após o comentário, ele foi afastado do ‘CQC’. Rafinha não respondeu às ligações, mas, no Twitter, escreveu: ‘O ruim de ser preso é que perco o acesso ao Twitter’”.

Tá, observando a (des)informação manipulada pela lançada na mídia, tenho apenas uma única coisa a dizer: tão querendo aparecer demais!.

Para os leigos em como funciona a justiça no Brasil, vamos começar com uma frase impactante, mas esperada: NINGUÉM É PRESO POR INJURIAR ALGUÉM. Simples assim, e já explico o porquê.

Existe um instituto no Direito Penal conhecido como “Penas Restritivas de Direitos”, que são as famosas “penas alternativas”. Elas servem para substituírem as “Penas Privativas de Liberdade”, vulgarmente conhecida como “CANA”, em determinadas ocasiões, como por exemplo quando a pena aplicada pelo juiz for igual ou inferior a quatro anos.

Palavras do próprio Código Penal:

Art. 44- As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade, quando:
I- aplicada pena privativa de liberdade não superior a 4 (quatro) anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça à pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo;
II- o réu não for reincidente em crime doloso;
III- a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias indicarem que essa substituição seja suficiente.

A pena máxima prevista para quem pratica o crime de INJÚRIA é de 3 anos, quando qualificada. E por falar nisso, mais uma merda informação errada passada pela mídia: não, se ele for condenado, JAMAIS pegará até 3 anos de prisão. Como já visto, NINGUÉM é preso por injuriar alguém. E depois, Não houve causa qualificadora de sua atuação criminosa, como discriminação de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência física.

De novo, tá na lei:

Injúria
Art. 140- Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
§1º- O juiz pode deixar de aplicar a pena:
I- quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
II- no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
§2º- Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa, além da pena correspondente à violência.
§3º-Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência:
Pena - reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.

Portanto, antibastonianos, fãs da Wanessa, Marco Luque puxas sacos em geral e pessoas que queiram aparecer: baixem a bola. Se a vontade da Wanessa for realmente de ver o cara na cadeia, processe-o por crime grave, cuja pena MÍNIMA seja superior a quatro anos (pois não há qualquer chance de se aplicar pena máxima a quem é réu primário com bons antecedentes criminais). Se ele não fez nada demais, então limite-se a dar piti e requerer indenização por danos morais.

Que o Rafinha não é santo, todo mundo sabe. O que ele fez foi uma piada infeliz, e mereceu a punição que tomou: afastamento do programa. A Wanessa e seu marido também fizeram o que qualquer um faria: indenização por danos morais. Mas apelar pra "mandar o cara pra cadeia"?! Isso pra mim não tem outro nome senão oportunismo.

Aí eu li de novo a “manchete”: Wanessa Camargo quer Rafinha Bastos na cadeia. Não, não, Wanessa Camargo quer é aparecer mesmo.

Texto e criação do autor, ao utilizar este texto, por favor, não se esqueça de mencionar a autoria.

17 comentários:

Denis Lenzi disse...

É bem verdade, estranhei o por que tamnaho carga de água só porque ele fez uma piada mais besta e só por causa disso, dessa piadinha podre e inutil que a Wanessa quer manda-lo pra cadeia? De fato, ela tá autopromovendo mesmo. Quantos mais nome aparecer na mídia, melhor negocio para ela. Por que wanessa não fala assim - Quero políticos corruptos na cadeia!! Esses sim merecem e a Wanessa merece com louvor. mas não isso que aconteceu. Tem algo muito errado com o Brasil e da mídia. Muito errado mesmo.

Poesia na alma disse...

Achei o artigo em demasia esclarecedor, contudo é muito forte achar que Wanessa movimenta a mídia e as asneiras que eles escrevem! Não concordo com a repercussão que o caso tomou, mas que tenhamos em mente que a mídia no Brasil é sensacionalista! Também não concordo com o que o Rafinha falou em rede nacional. A palavra proferida por alguém de poder midiático reflete na sociedade. O pronunciamento dele foi agressivo e desnecessário! Da mesma forma que ele se sentiu no direito de proferir "piadas" contra Wanessa, ela tem o direito de se manifestar judicialmente fazendo valer seus direitos de cidadã! Que fique claro que não sou fão ou adoradora de nenhuma das partes envolvidas, mas como mulher me senti agredida, como educadora me senti agredida! Fazendo uma pesquisa verifiquei que Wanessa se pronunciou acerca do caso no site dela: http://wanessa.uol.com.br/wanessa/noticias/
O fato é que gostei do texto, apesar de não concordar com algumas colocações, mas verifiquei que isso dá uma excelente discussão sobre ética! heheheheheeheheh

Romances Policiais disse...

Na verdade eu achei a piada dele péssima e sem graça. Mas como vc disse, ele já teve a punição que merecia, foi banido e sofrerá um processo! Ótimo era isso mesmo que ele merecia, mas cadeia?? è demais né! Concordo com a sua opinão, acho que essa história já deu o que tinha que dar, chega!

Elvira Carvalho disse...

Bom desconhecendo o que se passa desse lado do Atlântico e guiando-me por aquilo que aqui foi escrito, penso que alguém está fervendo em pouca água. Na verdade fazer humor é difícil; com , fazer humor com graça é ainda mais difícil. Daí que alguns comediantes recorrem à piada ordinária. E quase sempre com figuras conhecidas. Sem circear a liberdade de expressão, devem as estações de TV e em geral toda a imprensa estabelecer uma linha do que é aceitáqvel, e daquilo que se torna numa ofensa ppara a dignidade de outrem. E quando alguém ultrapassa essa linha deve a entidade empregadora agir e o prevaricador pedir desculpas públicas. Que o visado se ache no direito de pedir uma indenização por danos morais aceito. Mas cadeia? Bom se a moda pega não vão haver cadeias suficientes no planeta.
Um abraço e bom fim de semana

amandio sales disse...

Vejo por outro ponto de vista!
Foi uma piada infeliz com alguém famoso.
Mas o Rafinha merece uma punição para frear a língua e pensar bem antes de fazer piadas bobas e fora de nexo, piadas que ofende.
Aí te pergunto e se fosse com você?
É nato do ser humano fazer escândalos ou escandalizar.
E se fosse com você?
Um abraço um ótimo texto e bem informativo.
Amandio

Vítor Fernandes disse...

A desvantagem (ou vantagem?) de ser português. Não sei nem quem é Wanessa, nem quem é Rafinha. Ufa, do que eu me livrei...

Josiana Leite disse...

Olha muito bom te conhecer escreve muito bem e vou te seguir, olha se fosse comigo e eu estivesse grávida acho que se pudesse faria pior, mencionar um bebê não é brincadeira, olha não sou fã da Vanessa mas sou fã de como se trata uma mulher e ele já falou muita besteira relacionada a mulher, queria ver se fosse com a mãe dele!, desculpe o desabafo, mas acho que não é porque moramos em um país onde o povo é alegre e tranquilo pode-se fazer piadas onde a mulher seja colocada com tanto desrespeito.

MOISÉS POETA disse...

Fiquei sabendo desse acontecido através de comentários pelas ruas daqui da capital paulista. fiquei curioso e assisti o video acessando o youtube.

Confesso que fiquei horrorizado com a tamanha falta de respeito com a cantora. e olha que nem sou fã dela . jamais compraria um cd ou dvd de sua autoria. mas a ¨piada¨feita pelo infeliz Rafinha foi de extremo mal gosto.

Na minha opinião , ela como vitima, tem o direito de pedir qualquer punição para ele. até mesmo para frear esse humor escrachado e apelativo. para mim a televisão brasileira é um lixo total . e piadas como a que foi feita pelo humorista so contribui para deixar o lixo mais lixo ainda.

Muito boa essa postagem do Ariel !
deu uma oportunidade para expormos nossas opiniões.

Um abração para todos !

Marli Carmen disse...

Baita confusão!!!!
Adorei ler o post!!
Parabéns!!!

Anônimo disse...

Falou e disse!

Evanir disse...

Coisa triste isso não sou nem de longe fã da Vanessa .
E nem a favor dessa cara boca suja nunca gostei de piadas de mau gosto .
Quanto a punição já é com a justiça ,
Uma Domingo feliz..
Evanir

Ruby disse...

Essa cara já se meteu em muitas, mas dessa vez, ele deve ta sentindo muita dor de cabeça. Tá cada vez mais difícil fazer humor em dias de caça às bruxas!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, na minha, opinião, a TV brasileira possui uma programação mediocre e que serve apenas para alienar cada vez mais as pessoas!!! Ao invés deles exibirem artistas de alto nível como os milhares que existem por ai loucos para encontrar um espaço e assim poder divulgar os seus trabalhos, exibem Luan Santana, Caldeirão do Huck, BBB e mais um monte de coisas inúteis que eu vejo toda hora ao ligar a TV... Pra mim esses dois ai Wanessa e Rafinha são duas péssimas influências, principalmente para os jovens... E esse assunto já deveria ter chegado ao fim!!! Tomara que um dia a TV Brasileira mostre em sua programação cantores, escritores, músicos, artesãos, mas que tenham conteúdo e algo de verdade a mostrar... Um talento real!!! E chega de jogar lixo nas casas das pessoas, simplesmente com intuito de conseguir audiência e assim contratos enormes com comerciais!!!

Leo Carioca disse...

Eu acho esse cara totalmente sem graça.
Aliás, nem humorista ele é. Ele quer simplesmente aparecer fazendo piadas agressivas, e não fazer humor.
Eu também processaria ele por danos morais, mas acho que a coisa pode ficar por aí.
Se você quiser meter na cadeia cada pessoa que já falou alguma coisa da qual você não gostou, você vai precisar contruir uma cadeia do tamanho de 10 maracanãs pra meter todo mundo lá dentro. E ainda vai faltar espaço.

Marcello Salvaggio disse...

Muito bom o artigo, meus parabéns. Que a piada foi de péssimo gosto e muito infeliz acho que todos concordam, mas em primeiro lugar cadeia seria um tremendo exagero, considerando-se a quantidade de assassinos (potenciais ou não) e ladrões soltos por aí. Só pensar em vários casos de motoristas alcoolizados que atropelam outras pessoas e nem são presos por isso. E em segundo porque o Rafinha, agradando ou não, no CQC ele é um personagem, assim como o Luque (um representa um "grosso", o outro um "idiota"). Ou alguém acha que o Luque é daquele jeito? Tanto que no outro programa dele, a Liga, que vi algumas vezes, o Rafinha até já apresentou algumas reportagens sérias, interessantes. Ele mereceu a suspensão por ter colocado uma criança no meio da piada, mesmo sendo um personagem lá na bancada, mas o politicamente correto às vezes é hipócrita demais...

Ordem do Saber disse...

Foi realmente uma piada fora de hora e um pouco forte. Para mim ele já foi mais que punido com isso. Mas ir para a cadeia???
Quantas discussões existem por aí e ninguém vai para a cadeia por causa disso!!

Um bom domingo.

Leonardo Zegur disse...

Sinceramente, acho que ele não fez por mal, foi uma piada mal sucedida. Bastava um pedido de desculpas em público, uma indenização talvez. Mas prisão? Pelo amor de Deus, tem ex-coordenador de fiscalização da Lei Seca atropelando gende e saindo por ai em liberdade. Não sejamos hipócritas! Temos mais o que fazer com o pouco espaço livre que temos em nossas prisões. Além do custo de cada preso.

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
O sucesso deste blog depende de sua participação.
Comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...